05 de dezembro de 2023

Portonave é nova associada da Aberje

Empresa é líder na movimentação de contêineres entre os terminais portuários privados do país

A Portonave é o primeiro terminal privado de contêineres do Brasil, iniciou as operações em outubro de 2007, e se destaca como referência na excelência, eficiência e no desenvolvimento sustentável. Localizada na cidade de Navegantes, Santa Catarina, a Companhia desempenha papel crucial no escoamento e recebimento das cargas em todo país e gera transformação e oportunidades, o que alavancou diversos setores da cadeia logística de transporte e armazenagem. Tem como valores o foco do cliente, valorização das pessoas, sustentabilidade, integridade e compromisso com a excelência.

Entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), a Portonave é líder de movimentação no país, enquanto é o maior movimentador de contêineres na região Sul entre os terminais tanto de uso privado quanto os arrendatários, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Datamar. Desde o início das operações, já movimentou 12,2 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e representa 65% da participação de mercado em Santa Catarina e 16% em âmbito nacional (TEUs cheios). De janeiro a novembro, movimentou 1.193.812 TEUs, um crescimento de 9% em comparação ao mesmo período de 2022. Os produtos mais importados foram o plástico, o têxtil e o maquinário. Enquanto os mais exportados foram a madeira, a carne congelada e o papel. Os países com mais importações foram a China, o Estados Unidos e a Índia. Os países de maior destino das exportações foram a China, o Estados Unidos e o México.

Mais de 2 mil caminhões acessam diariamente a Portonave para trazer e levar os contêineres. A eficiência e excelência são asseguradas pelas equipes. São mais de 1,1 mil profissionais diretos e 5,5 mil indiretos. O Terminal Portuário possui área total de 400 mil m², dividida em três berços de atracação, com capacidade de movimentação de 1,5 milhão de TEUs por ano. Para melhor atender a demanda, novos investimentos serão realizados. Nos próximos cinco anos, serão investidos R$ 3 bilhões para Obra do Cais e aquisição de novos equipamentos para movimentação. É o maior investimento da Companhia desde sua estruturação. Em 16 anos, mais de R$ 2,5 bilhões já foram investidos.

Como um diferencial competitivo, possui uma câmara frigorífica integrada – a Iceport – totalmente automatizada. De janeiro a outubro, movimentou 190 mil toneladas de alimentos, sendo que 60% correspondem a frango e suínos, 35% de vegetais e 4% de carnes. Em novembro, foi pioneira no Brasil na certificação FSSC 22000 (Sistema de Segurança de Alimentos), devido às boas práticas do seu sistema de gestão de segurança de alimentos e confiabilidade nas operações. A Iceport também se destaca por suas habilitações, principalmente, a Halal, que atesta produtos e serviços de acordo com os valores da religião islâmica.

Além da eficiência e excelência, está alinhada às práticas ESG (Meio ambiente, Social e Governança em inglês). Realiza investimentos em infraestrutura sustentável, como placas solares e equipamentos ecológicos, e é comprometida com políticas e diretrizes do Código de Conduta e da Política Antissuborno. Em novembro, conquistou o Prêmio ANTAQ 2023 pelo Índice de Desempenho Ambiental, em que ficou em primeiro lugar entre os terminais privados. É certificado pela ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 45001 (Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho) e ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno).

No âmbito social, estabelece parcerias com organizações locais para a execução de iniciativas. De janeiro a outubro, foram 31 projetos apoiados com 44 mil pessoas envolvidas em ações voltadas a cultura, educação, esporte, saúde e meio ambiente, como o Dançar e Brilhar, Nadar, Somos do Mar, Surf sem Limites e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Comunicação na Portonave

O Terminal Portuário possui um departamento de Comunicação formado por seis setores: Comunicação Interna, Assessoria de Imprensa, Comunicação Institucional, Marketing, Responsabilidade Social e Ouvidoria. Ao todo, são nove profissionais e dois estagiários dedicados às ações de comunicação na Companhia.

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