08 de março de 2024

O plano de comunicação por trás do anúncio de investimento bilionário do Grupo Stellantis no Brasil

Com ação estratégica coordenada, públicos internos e externos são impactados por mensagens-chave uniformes

Na última quarta-feira (06), o CEO Global da Stellantis, Carlos Tavares, em visita ao Brasil, anunciou que o grupo investirá R$ 30 bilhões no mercado brasileiro entre 2025 e 2030. O objetivo do plano é acelerar a transição para uma mobilidade sustentável e acessível, por meio do desenvolvimento de veículos híbridos que combinem o motor elétrico ao etanol do mercado brasileiro. Segundo o executivo, a combinação da tecnologia flex que já existe no Brasil com a eletrificação ajuda a promover a descarbonização a um custo mais acessível.

Este é o maior plano de investimento da história da indústria automotiva brasileira e da região, cujo anúncio incluiu também encontro entre o CEO Global, em conjunto com Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para América do Sul, com a Presidência da República, imprensa e funcionários da montadora. Neste cenário, a área de Comunicação do Grupo Stellantis foi fundamental para o desenvolvimento de toda estratégia. Mais do que destacar números e metas, o grupo aproveitou a oportunidade para discutir questões como a reindustrialização do país, a previsibilidade, a atração de investimentos e as reformas necessárias no Brasil. “A uniformidade da mensagem no diálogo com stakeholders e o tempo correto de execução junto a cada público são o caminho para explicar de maneira clara e transparente as decisões do Grupo Stellantis”, explica Fabrício Biondo, vice-presidente de Comunicação Corporativa na Stellantis South America. Essa metodologia, batizada de Stellantis One Voice Communication, prevê uma ação coordenada, com alinhamento entre diversas partes, para traduzir os impactos socioeconômicos positivos para o país e para o negócio da empresa.

Fabricio Biondo- VP de Comunicação Corporativa da Stellantis América do Sul- Foto Leo Lara/Studio Cerri

Hoje, o grupo enfrenta o desafio de garantir o acesso da classe média – que representa a maior parte da clientela da indústria automobilística – aos veículos elétricos, que hoje podem custar de 30% a 40% mais que os convencionais, e cuja solução passa pela utilização da tecnologia brasileira do carro flex.

“Destacamos nos conteúdos o anúncio realizado por meio de diferentes elementos, como a reunião com a Presidência da República, o encontro com jornalistas em Brasília, além da produção de uma extensa quantidade de materiais em textos, fotos e vídeos para divulgação dos jornalistas e nas redes sociais”, conta Biondo. De forma transversal e estratégica, a comunicação da Stellantis atuou em várias frentes de maneira coordenada, junto a executivos, concessionários, parceiros e colaboradores, incluindo uma visita do CEO Global, Carlos Tavares, nos Polos Automotivos de Betim (MG) e Porto Real (RJ), reforçando o senso de pertencimento do público interno.

Conforme o estudo Edelman Trust Barometer 2024, em um contexto de inovação cada vez mais acelerada, a sociedade espera que empresas tomem a dianteira para integrar novas soluções e tecnologias ao cotidiano de maneira segura, acessível, compreensível e benéfica para o público. Agora a Comunicação já inicia o processo de mensuração do impacto de todas as ações, por meio  de KPIs e métricas pré-definidas. “O que já dá para afirmar é que conseguimos – e este talvez seja o ponto mais importante – levantar a discussão sobre a ligação entre as reformas estruturais que o nosso país precisa, como o caminho para a previsibilidade, atração de investimentos e, consequentemente, a reindustrialização do Brasil, com geração de empregos e riqueza”, conclui Biondo.

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