14 de agosto de 2023

Mercado Livre propõe retorno ao diálogo após período de forte polarização no Brasil

A partir da sua logomarca, reconhecida pelo aperto de mãos, a plataforma propõe maior conciliação e respeito diante de pontos de vista diferentes
Mercado Livre_Campanha de Mãos Dadas

O Mercado Livre, líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros da América Latina, lança a Campanha De Mãos Dadas na qual propõe mais diálogo para a sociedade brasileira, ainda polarizada e que convive com episódios de intolerância. A iniciativa convida todas as pessoas a refletir sobre a importância e a possibilidade de conviver com diferentes pontos de vista, a partir do respeito que deve pautar todas as relações. Partindo da essência de sua marca – afinal, um aperto de mãos simboliza um acordo –, o Mercado Livre sugere que, se por um lado algumas questões são inegociáveis, nas demais é sempre possível dialogar e até discordar, desde que haja tolerância. Seja na política, na religião, no futebol ou em tudo que sempre se deu como “indiscutível”.

“Com o crescimento da nossa marca, queremos cada vez mais aproveitar o espaço que temos na vida de milhões de pessoas para levar mensagens e impulsionar as causas nas quais acreditamos. Queremos mostrar como o diálogo e um simples gesto, como o aperto de mãos, pode mudar tudo, conectar as pessoas e ser a inspiração para que possamos chegar a um acordo. Está tudo bem não concordar com tudo que o outro pensa, desde que haja respeito. Dar as mãos e aceitar a opinião diferente do outro não significa dar o braço a torcer”, diz Thais Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre na América Latina.

Dentre os temas abordados com muita sensibilidade pela ação estão a rivalidade no esporte e a intolerância religiosa, assim como a política é o contexto para endereçar o poder do voto. Além disso, e imparcialidade da imprensa, livre e confiável, se mostra a chave para o consumo de informação que promove a divergência saudável de ideias e pontos de vista. A campanha conta ainda com a trilha sonora de Erasmo Carlos, com uma releitura da canção ‘Gente Aberta’.

Thais explica que a ação está alinhada à estratégia do Mercado Livre de liderar conversas sobre progresso e evolução da sociedade no Brasil e em toda a região, debatendo temas relevantes e que promovam impactos positivos para uma sociedade mais inclusiva. “A polarização que vivemos em muitos países ao redor do mundo foi o ponto de partida para a campanha, uma vez que essa divisão limita o progresso individual e coletivo, que é uma busca incessante do Mercado Livre. Olhamos para a nossa essência de conexão, tangibilizada pela nossa logomarca, reforçando a importância do diálogo como base das relações sociais que impulsionam um futuro melhor”, reforça Thais.

Desenvolvida com a agência GUT, a campanha se desdobra ao longo do mês de agosto, sendo composta por filmes para televisão aberta e fechada, além de ativações nos ambientes digitais, que inclui uma página dedicada ao movimento e anúncios impressos centrados no aperto de mãos como sinal de respeito. “Usamos o símbolo do Mercado Livre, que é um aperto de mãos, para fazer um convite às pessoas: o de voltar a dialogar com respeito. De forma proprietária, mostramos o posicionamento da marca e nossa presença ativa na sociedade e na vida dos consumidores”, complementa Rapha Borges, diretor de criação da GUT.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *