05 de setembro de 2023

McDonald’s leva megaoperação com iniciativas sustentáveis para o The Town 2023

Programa para redução de desperdício e geração de resíduos e compostagem estão entre as iniciativas colocadas em prática no festival
Crédito: Divulgação/McDonald's

Para surpreender os fãs de música na primeira edição do The Town, o McDonald’s preparou uma megaoperação com três cozinhas, quiosques de McFritas e um time de mais de 460 colaboradores. A presença da rede no festival também reforça o propósito de gerar impacto positivo, ao levar para a Cidade da Música, em São Paulo, iniciativas que fazem parte da Receita do Futuro, plataforma de atuação ESG da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina e Caribe. O The Town já nasce como o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo e acontecerá nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro.

Entre essas ações está o programa de redução de desperdício e geração de resíduos nas cozinhas implementado em diversas unidades da cidade de São Paulo, por meio de parceria com a startup Comida Invisível. A partir de novos processos incluídos na dinâmica dos restaurantes, os alimentos sem valor comercial, mas que ainda contém qualidade para consumo, são separados e destinados para ONGs que os transformam em refeições para pessoas em situação vulnerável. Mais de 1,6 toneladas de alimentos já foram doados para instituições da cidade de São Paulo, o equivalente a mais de 8 mil pratos de comida. 

A gestão de resíduos das ativações do McDonald’s no The Town 2023 foi desenvolvida com apoio da Ciclo, especialista em soluções sustentáveis, e contará com lixeiras com separação e comunicação adequada para otimizar a segregação dos descartes destinados à reciclagem pelo próprio festival. O grande diferencial da operação do McDonald’s será a implementação de uma composteira com capacidade para receber até 100kg de resíduos orgânicos a cada ciclo de processamento. Unindo os propósitos do McDonald’s e do The Town para impactar positivamente o entorno de suas operações, o composto gerado no processo será doado à Favela do Haiti, onde será utilizado no cultivo de hortas. 

O objetivo da companhia era dedicar o mesmo cuidado aplicado no dia a dia da Arcos Dorados nas ativações da marca no festival. “A evolução da nossa plataforma de experiências também considera o impacto no planeta e na vida das pessoas. A diversão fica mais completa e saborosa quando sabemos que um propósito de impacto positivo está por trás daquilo. Por isso que até nossas atrações foram colocadas de pé com materiais montáveis e desmontáveis, para consumir menos energia e reduzir o impacto ambiental”, comenta Marie Tarrisse, Gerente Sr. de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados. 

Para saber mais sobre a atuação socioambiental da Arcos Dorados, acesse o site da Receita do Futuro.

The Town já nasce gigante

Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreia na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e segue durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que será totalmente renovada. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil. 

Com previsão para receber cerca de 500 mil pessoas em mais de 235 horas de música, a Cidade da Música contará com seis palcos, onde o público poderá imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chega a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, está previsto um impacto econômico de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de gerar mais de 19 mil empregos diretos.

Sobre “Por Um Mundo Melhor” 

Em 2001, imbuído do pilar “Por Um Mundo Melhor”, o Rock in Rio assumiu o compromisso de conscientizar as pessoas para o fato de que pequenas atitudes no dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Muito mais do que um evento de música, o festival pauta-se por ser um evento responsável e sustentável. Em 2006, tornou-se o primeiro grande evento a compensar a sua Pegada Carbônica. Em 2013, recebeu a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, um reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor. Em 2016, foi anunciado o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio, presente nas edições do festival em todos os países onde o evento é realizado. Com o projeto, já foram plantadas mais de 4 milhões de árvores em mais de 2.6 mil hectares de floresta, com sementes coletadas por uma rede de coletores locais. Entre apoio do Rock in Rio e angariação de verbas pelos parceiros e público já foi investido mais de 5 milhões de reais no reflorestamento da região do Rio Xingu e apoiamos a restauração de mais de 4.2 mil hectares no projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia. 

Para as edições de 2022, em Lisboa e Rio de Janeiro, o Rock in Rio reforçou o seu compromisso de ir ainda mais longe, anunciando um conjunto de metas de sustentabilidade até 2030 que visam aumentar o seu impacto positivo nos pilares social, ambiental e econômico. Dentre elas, capacitar 100 mil pessoas, ser 0% de lixo em aterro em todas as edições do festival, 50% de oferta de alimentação saudável e sustentável, envolver 100% dos stakeholders na sua política de sustentabilidade, ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural, e garantir todas as condições de segurança, saúde e bem-estar adequadas a 100% dos envolvidos na construção da Cidade do Rock.

O festival também trabalhou para ser agente ativo na construção de um mundo melhor e levar esse pilar para qualquer lugar. Por meio da Rock World, empresa organizadora do festival, dentre as ações realizadas fora das cidades onde o Rock in Rio aportou, estão a construção de uma escola na Tanzânia, um centro de saúde no Maranhão, o já citado projeto Amazonia Live, instalou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal, montou 14 salas sensoriais em ONGs portuguesas para atender jovens com deficiências, entre muitos outros.

A plataforma “Por Um Mundo Melhor” nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente dentro da Rock World. O novo festival The Town, dos mesmos criadores do Rock in Rio, chega orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer e abraça o projeto, ao trabalhar sob uma visão de sustentabilidade que hoje é transversal a toda a organização.

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