21 de novembro de 2023

Manual Antirracismo: um convite à transformação positiva na comunicação das organizações

Elaborado pela equipe da Cucas Conteúdo, o material tem como objetivo auxiliar as empresas na adoção de uma abordagem mais respeitosa e inclusiva com todos os seus stakeholders

A agência Cucas Conteúdo acredita que as palavras têm poder e que, quando bem-empregadas, podem ajudar a construir os alicerces do futuro desejado para o mundo (e para todo mundo). Pensando nisso, o mês da Consciência Negra foi o escolhido para a divulgação de mais um projeto da agência voltado à comunicação institucional: o Manual Antirracismo: Glossário e Orientações para a Comunicação Interna.

O material tem como objetivo apoiar as áreas de comunicação e marketing das instituições, servindo como base para a consulta de informações diversas sobre a questão racial e orientando a adoção de uma linguagem respeitosa e livre de termos que, ainda que indiretamente, disseminam e perpetuam a discriminação e o preconceito.

Desenvolvido a partir de uma pesquisa aprofundada, o guia contou com a curadoria de uma equipe diversa e com expertise na área, responsável, dentre outras produções, pelos conteúdos veiculados no Terra Nós, a vertical do portal Terra dedicada à diversidade, inclusão e acessibilidade.

Confira alguns dos destaques do manual:

  • Breve panorama da formação da sociedade brasileira e sua rica diversidade étnico-racial
  • As diferentes classificações baseadas em cor e raça e sua importância
  • A representatividade da população negra no Brasil
  • Glossário antirracismo com palavras e termos que todos devem conhecer
  • Expressões de caráter racista para serem excluídas do vocabulário

A jornada para a promoção da diversidade étnico-racial é contínua e deve ser encarada como um compromisso coletivo, sobretudo no ambiente corporativo. Uma comunicação mais atenciosa e inclusiva é fundamental para educar e impactar cada vez mais indivíduos e, assim, conquistar ambientes de trabalho onde todos se sintam valorizados, respeitados e capacitados a contribuir plenamente.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *