Fake Alert: newsletter da Aliança Aberje de Combate às Fake News
Nesta quarta-feira, 6, a Aliança Aberje de Combate às Fake News disparou mais uma edição de sua newsletter mensal, que compila notícias, estudos e exemplos sobre fake news nas organizações. A newsletter, feita pelo curador da Aliança, o jornalista e professor Luiz Chinan, apresenta informações sobre fake news ligadas à dengue, assunto que retornou à pauta no país. Além disso, em seu radar, mostra que boa parte das mensagens duvidosas recebidas por usuários do Whatsapp citam marcas. Em “pesquisa” são apresentados exemplos e dicas para identificar deepfakes de áudios em IA.
Para conferir isso e muito mais sobre o combate às fake news, acesse a newsletter de fevereiro. Para receber o material mensalmente, inscreva-se na página da Aliança.
Sobre a Aliança
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação.
A iniciativa têm como base o código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos: compromisso com as fontes, compromisso com a prestação de contas, compromisso com a transparência, compromisso com a honestidade e o compromisso com o não-partidarismo.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto