19 de junho de 2023

Empresas que promovem a inclusão compartilham ações de diversidade no Aberje Trends 2023

O painel da 7ª edição do Aberje Trends trouxe experiências reais e insights para inclusão no mercado
Rachel Maia e Guilherme Magalhães

Durante a sétima edição do Aberje Trends, evento promovido pela Aberje no Museu de Arte de São Paulo – MASP, uma palestra de destaque abordou um tema essencial nos dias de hoje: “Diversidade como Compromisso Institucional: O que as empresas estão fazendo para incluir de verdade?”. O painel ajudou os participantes a refletirem sobre a importância da diversidade e inclusão nas organizações.

A mesa foi moderada por Guilherme Magalhães, gerente de comunicação da Meta, e contou com a participação de palestrantes influentes nesse campo como Ana Carla Lopes, head de comunicação e reputação do Grupo Boticário, Kleber Carvalho, gerente de diversidade, equidade e inclusão da Bayer para a América Latina, e Rachel Maia, CEO da RM Consulting e presidente do conselho de administração do Pacto Global da ONU.

Rachel Maia e Guilherme Magalhães

Durante o debate, Rachel Maia enfatizou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para alcançar cargos de liderança, especialmente as negras. “É muito importante ressaltar que, há poucos anos, as mulheres não tinham muitos direitos. Quando falamos de liderança, as mulheres ainda representam apenas 38% e, se considerarmos a presidência, esse número cai para 14%. Excluindo as herdeiras, as mulheres ocupam menos de dois dígitos nas posições de presidente. Se olharmos para a questão racial, as mulheres negras representam menos de 1%, e se considerarmos as empresas globais, atualmente não temos mulheres negras na presidência. Eu fui a última mulher presidente [como CEO da Lacoste]”, concluiu a representante do Pacto Global da ONU.

No painel, Ana Carla Lopes e Kleber Carvalho abordaram a importância de realizar ações de educação em diversidade. O Grupo Boticário, em parceria com o Mundo Bita, apresentou uma campanha com o objetivo de mostrar a realidade de diferentes configurações familiares nos dias de hoje, incluindo casais homoafetivos e famílias que anteriormente não eram consideradas tradicionais.

“Dentro da parceria com o Mundo Bita, de forma lúdica, conseguimos abordar as diferentes configurações familiares, aproveitando a autenticidade que a marca já tem com o público infantil. Trouxemos o que fazemos de melhor, que é transmitir a sensação de família. Desenvolvemos uma canção que diz que o cheiro de família é o cheiro do amor, mostrando que todas as configurações familiares são respeitadas dentro do Grupo Boticário. Focamos em um tema de extrema importância, que é enxergar as diferenças”, conta a executiva do Grupo Boticário.

Ana Carla e Kleber Carvalho

No caso da Bayer, Carvalho mostrou que uma das formas de promover a diversidade, por meio da educação dentro da empresa, foi a criação de um programa de trainees de liderança negra, um banco de talentos que já existia, mas agora com foco em profissionais negros. “A educação é fundamental para avançarmos, especialmente quando falamos de liderança, que desempenha um papel-chave na transformação cultural e na materialização da cultura que estamos promovendo em nossa equipe. Para mim, a educação desempenha dois papéis: o primeiro é fornecer conhecimento para que tenhamos uma liderança comprometida e capaz de lidar com grupos mais diversos. E o segundo é definir os parâmetros do que acreditamos”, finaliza.

Com discussões profundas e exemplos inspiradores, o painel sobre diversidade e inclusão destacou o compromisso das empresas em promover mudanças reais e abraçar a diversidade como um valor institucional fundamental. 

O evento foi realizado com o patrocínio da Bayer, Gerdau, Latam Airlines, Lexisnexis, Novo Nordisk, Stellanis, Toyota e Ypê, juntamente com o apoio da RM Consulting, Sabesp e Zozi e media partner do Estadão.

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