Elis Ramos assume a direção do Capítulo Aberje Amazônia
A Aberje inaugurou na cidade de Belém, no Pará, o Capítulo Amazônia, uma representação ao mesmo tempo regional e temática, que abrange todos os Estados da Amazônia Legal. Para a direção do Capítulo, a diretoria da Aberje indicou Elis Ramos, gerente de Comunicação para o territórios Norte da Vale, e profissional com mais de 20 anos de experiência em Comunicação Organizacional. O encontro teve apoio da Temple e contou com a presença de profissionais locais, de empresas, agências, além de acadêmicos e jornalistas dos principais veículos locais.
Elis Ramos é jornalista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem especialização em Gestão da Comunicação pela PUC Minas, e em Corporate Communication pela Aberje & Syracuse University. É certificada pelo Women’s Leadership Program (StarteSe University & Universidade Nova Lisboa). Tem experiência como gestora nas áreas de Comunicação, Relacionamento Institucional e com Comunidades, além de Investimento Social Privado (Fundação Vale). Também já teve experiências em organizações do Poder Executivo e ONGs.
Além da direção, o Capítulo Amazônia também contará com um comitê de apoio formado por profissionais de empresas associadas, com o objetivo de cobrir com maior eficácia os diferentes Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins) e temas de interesse para a região. Este formato foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Aberje, por unanimidade. O comitê será formado ao longo do mês de setembro, como agenda apresentada pelo diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos. “Queremos estabelecer uma agenda de atividades ainda para o segundo semestre de 2023 e para todo o ano de 2024, culminando em um outro encontro online para apresentar o Capítulo Aberje Amazônia para toda a rede Aberje”, afirmou.
Para Elis, que assume a direção do Capítulo Amazônia, o movimento associativo ajuda a fortalecer o mercado. “O que me motiva a dirigir o Capítulo Amazônia é a crença de que, quer seja você um profissional de comunicação que trabalha dentro de uma empresa ou que presta serviço, nós temos qualidade, nós podemos, nós não somos invisíveis. Nosso olhar gera valor, principalmente para nossas marcas que, muitas vezes vindas de fora, precisam falar e fazer localmente. Esse pensar e essa narrativa precisa fazer sentido para o ribeirinho, precisa fazer sentido para o local”, afirmou Elis. “As redes e as conexões são super importantes. Nosso mercado já sofre um olhar de preconceito, e precisa dar os braços para se fortalecer”, finalizou.
Após a indicação e posse, o diretor-executivo da Aberje, Hamilton dos Santos, mediou uma mesa que discutiu um pouco sobre a comunicação da Amazônia e na Amazônia. A mesa contou com a participação da nova diretora do Capítulo Amazônia, Elis Ramos, além da sócia-fundadora da Temple, Cleide Pinheiro, e do diretor-presidente do Instituto Bem Amazônia e líder do projeto Amazônia Vox, Daniel Nardin.
Atualmente a Aberje conta com 35 associadas nos Estados da Amazônia Legal:
Amazonas
- Jesuítas do Brasil
- Petrobras
Acre
- Energisa Acre
Rondônia
- Cargill
- Energisa Rondônia
- Usina Hidrelétrica Jirau
Tocantins
- Energisa Tocantins
- Eurochem
- Wedo
- Ana Maria Dias Negreiros Silva (PF)
Pará
- Alubar
- Cargil (Santarém)
- Norte Energia (2 beneficiarias)
- Temple Comunicação
- TIM
- Vale (2 beneficiárias)
- Júlia da Silva Gomes (PF)
- Natália Duane de Souza (PF)
Maranhão
- Banco do Nordeste
- Cargill
- EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária
- Suzano Papel e Celulose
- Vale
- W Comunicação Integrada
Mato Grosso
- Amaggi
- Agromaggi
- Cargill (4 beneficiárias)
- Energisa Mato Grosso
- Sicredi Centro Norte
- Fiagril
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto