27 de janeiro de 2023

Distribuidoras da Neoenergia reciclam 1,6 mil toneladas de resíduos em 2022

Programa Vale Luz atingiu mais de 32 mil consumidores das três distribuidoras da companhia no Nordeste, que concederam R$ 785 mil em descontos

O programa Vale Luz da Neoenergia concedeu em 2022 mais de R$ 785 mil em descontos na conta de luz de mais de 32 mil consumidores das distribuidoras da companhia no Nordeste – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE) e Neoenergia Cosern​ (RN). O benefício foi direcionado aos clientes que participaram da iniciativa, reciclando cerca de 1,6 mil toneladas de resíduos.

O projeto Vale Luz integra o programa de Eficiência Energética das distribuidoras da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa possibilita descontos na fatura de energia a partir da entrega de resíduos recicláveis, como plásticos (garrafas PET, PP, PE e sacolas), metais (alumínio e ferro), papéis (revistas, jornais e papelão), vidro, eletrônicos e óleos vegetais.

“É uma iniciativa interessante porque quanto mais reciclamos esses materiais, mais a gente reduz a necessidade de produzi-los. Então temos uma economia de energia na ponta desse processo, quando esse resíduo é fabricado. Quando reciclamos, nós reaproveitamos o material, economizando energia. É disso que se trata a eficiência energética: buscar alternativas de otimização do uso da energia, em qualquer ponto da cadeia produtiva”, afirma Ana Christina Mascarenhas, Superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

As ações do projeto Vale Luz da Neoenergia já eram realizadas na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte e, em 2022, a companhia começou a expansão para as áreas de cobertura da Neoenergia Elektro, no estado de São Paulo. A empresa disponibilizou máquinas de coleta de embalagens pós-consumo (Retorna Machine) em Campos do Jordão, Campinas, Guarujá, Rio Claro, Atibaia, Limeira, Mogi Guaçu e Caieiras.

Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio dessa leitura do código de barras que a máquina identifica o material e contabiliza os pontos (tricoins) ao usuário. Para participar, cada usuário deverá estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo, e poderá descartar até 25 embalagens por dia, para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará na pontuação de tricoins.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *