25 de outubro de 2023

De rede social corporativa a plataforma com IA e big data: Dialog completa 7 anos modernizando a Comunicação Interna no Brasil

HRTech líder em Comunicação Interna e Engajamento, Dialog evoluiu seu produto para acompanhar as tendências de mercado e atender às necessidades das empresas em relacionar comunicação, engajamento e resultados de negócio
Hugo Godinho

Nos últimos anos, testemunhamos uma transformação significativa na área de Comunicação Interna das empresas. O número de organizações que atrelam os objetivos de Comunicação Interna aos da organização saltou de 75% para 87% em apenas um ano, segundo dados de 2022 divulgados pela Aberje e Ação Integrada. E mais: a área tem ganhado relevância até entre os CEOs, sendo reconhecida por 88% deles pelo potencial estratégico, de acordo com a mesma pesquisa.

Tudo isso indica que o que antes era muitas vezes subestimado e deixado em segundo plano, hoje emerge como um pilar fundamental para o sucesso organizacional. Contudo, para que isso fosse possível, a Comunicação Interna precisou se modernizar e apresentar soluções para atender às necessidades do mercado.

A Dialog, que hoje é a maior plataforma de Comunicação Interna e Engajamento no Brasil, viveu de perto toda essa jornada de transformação – partindo de uma rede social corporativa para um hub de experiências do colaborador. A HRTech, que lidera o setor no país e se destaca quando o assunto é Employee Experience, comemora 7 anos em 2023 e relembra como o produto conduziu a evolução da área no mercado.

Além de aprimorar todas as funcionalidades que se mantiveram presentes desde o lançamento da ferramenta, em 2016, as novidades divulgadas no último ano foram decisivas para que a empresa mantivesse a posição de liderança. Entre essas atualizações, destaca-se principalmente a possibilidade de mensurar – de forma qualificada – as ações de Comunicação Interna e o comportamento do colaborador, podendo até mesmo indicar a possibilidade de turnover, grande ofensor do RH e do caixa das organizações.

Atualmente, a plataforma multicanal da Dialog conta com um dashboard completo e rico em dados. Ao todo, são mais de 50 indicadores que permitem gerenciar os usuários, medir atividades por região, mensurar o alcance dos conteúdos, identificar influenciadores internos, construir relatórios detalhados, acompanhar o engajamento das pessoas e otimizar a consulta de informações. Esse dashboard chegou como uma solução para 40% das empresas brasileiras que, segundo um relatório divulgado pela Aberje neste ano, têm como principal desafio de Comunicação Interna melhorar a mensuração e a gestão de dados.

Outra novidade apresentada pela Dialog em 2023 foi a integração da plataforma com sistemas de Inteligência Artificial. O Power AI Creator, como foi batizado, é um recurso disponível na ferramenta que auxilia as equipes de CI a produzir e publicar conteúdos com mais agilidade e praticidade.

“Entendemos que, muitas vezes, as equipes de Comunicação nas empresas são enxutas. Com isso, os poucos profissionais que atuam no setor costumam ter a agenda apertada diante da necessidade de executar muitos projetos simultâneos. A Dialog foi a primeira HRTech no Brasil a implementar essa tecnologia para conteúdo generativo. Esse recurso visa otimizar o tempo dessas equipes e ajudá-las a escalar o que será produzido na plataforma, garantindo uma experiência de comunicação mais ágil,  intuitiva e personalizada”, conta Hugo Godinho, CEO da Dialog.

Segundo a Microsoft, 64% das pessoas não têm tempo ou energia para trabalhar. Nesse sentido, o Power AI Creator se torna um aliado da Comunicação Interna, já que o mesmo estudo mostra que 70% das pessoas delegariam para a Inteligência Artificial tudo o que fosse possível na tentativa de diminuir o volume de suas demandas diárias.

Mostrando que ela não pode se limitar a um mural impresso nos corredores das empresas, a Comunicação Interna tem comprovado cada vez mais seu potencial estratégico para o sucesso do negócio. Inclusive, um estudo recente da Poppulo enfatizou essa relação. Segundo dados divulgados, 67% dos executivos de alto escalão disseram que estratégias ruins ou ausentes de Comunicação Interna tiveram um impacto negativo no sucesso de iniciativas importantes para o negócio.

Aliando estratégia à tecnologia de ponta, a Dialog promete entregar as melhores experiências em Comunicação Interna – tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Com uma plataforma multicanal que alia mobile, desktop, e-mail, TV e ainda permite a integração com sistemas de RH, o produto desenvolvido pela scale-up promete levar o alcance da comunicação nas organizações a outro patamar. “Mais do que centralizar a informação, nossa plataforma existe para fazer com que essa mensagem seja engajadora para funcionários e empresas. Com a Dialog, metrificamos todos os pontos de contato com esses colaboradores, entendendo o que os move e trazendo insights para gestão da empresa. No final do dia, estamos falando de resultados e produtividade”, comenta o CEO.

Hoje, a Dialog é a principal ferramenta de Comunicação Interna de grandes empresas, estando presente em diferentes segmentos de mercado como Varejo, Indústria, Agro, Saúde, Logística e Mobilidade. Nesses 7 anos, já são mais de 160 clientes atendidos e 650 mil usuários cadastrados. “Estamos atentos às necessidades do mercado e garantimos que continuaremos a liderar importantes inovações na área de Comunicação. Em AI, por exemplo, fomos pioneiros e isso é só o começo. Vamos engrandecer a Comunicação Interna no Brasil e mostrar o valor que essa área tem para o board das empresas”, ressalta Hugo.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *