31 de janeiro de 2024

Conheça os Comitês de Estudos Temáticos da Aberje de 2024; inscrições vão até dia 14

Serão quatro temas: cultura de dados em comunicação; engajamento em ESG; Comunicação Interna; e Reputação Corporativa
Comunicadores na sede da Natura, durante encontro presencial em junho de 2023

Estão abertas as inscrições para comunicadores que queiram participar dos Comitês de Estudos Temáticos de 2024 da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje. A iniciativa é exclusiva para organizações associadas e o ingresso depende de autocandidatura e submissão ao processo seletivo (o regulamento completo está disponível no site). As candidaturas devem ser feitas na página dos Comitês até as 14 horas do dia 14 de fevereiro. Os nomes dos membros (titulares e suplentes) serão publicados no final de fevereiro e o início das atividades será em março e abril.

A proposta dos comitês é contribuir para a ampliação do conhecimento em determinados temas da comunicação corporativa, a partir da troca de experiências e benchmarking. Para o ano de 2024, foram definidos quatro estudos temáticos: Comitê de Comunicação e Engajamento em ESG; Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na ComunicaçãoComitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora e Comitê de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativa.

“Os comitês funcionam como grupos de estudos, com um compromisso de presença ativa e atenta, trazendo como legado a consolidação de temas ou apontamento de tendências. Com grupo fixo e ambiente reservado, o espaço promove uma certa intimidade entre os membros, que conseguem discutir livremente diferentes pontos de vista, inclusive com controvérsias e sem o prisma do sucesso”, comenta a  coordenadora da área Thalita Dominato.

Os interessados em se candidatar em um dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos na temporada 2024 devem cumprir os seguintes critérios: a) ser membro da equipe formal de uma organização associada à Aberje; b) deter status hierárquico de liderança; c) ser profissional preferencialmente da área-foco do comitê onde apresenta candidatura; d) enviar o formulário de candidatura no prazo requisitado. 

Principais temas de interesse da comunicação corporativa

Para determinar quais Comitês de Estudos Temáticos seriam abertos no ano, a Aberje realizou uma enquete com os associados no final de 2023. Com mais de 300 respondentes, o levantamento aponta os principais temas de interesse dos profissionais de comunicação. Veja o ranking dos dez temas mais votados:

41,3% Comunicação ESG
41,3% Cultura de Dados e Mensuração de Resultados
40,9% Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora
34,7% Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas
31,4% Liderança Comunicadora e Gestão
29,7% Comunicação Digital, Redes Sociais e Relacionamento com Influenciadores
27,7% Comunicação na Gestão de Riscos e Crises
21,8% Comunicação Institucional e Relações Governamentais
18,2% Conteúdo de Marca na Comunicação
12,2% Relacionamento com Imprensa e Difusores de Conteúdo

2023: Um ano produtivo

O ano de 2023 foi bem produtivo em relação à trocas de experiências e aprendizados compartilhados durante as reuniões mensais dos três comitês formados: Inovação em Comunicação Corporativa; Comunicação e Engajamento em ESG e Comunicação Interna e Marca Empregadora. Ao todo, foram realizados 26 encontros onlines e dois presenciais – pela primeira vez desde a pandemia, foi realizado no meio do ano um encontro presencial com todos os membros, em São Paulo e outro em dezembro para compartilhar os principais insights do ano.

Ao final do ano, os Comitês geraram resumos de insights e reflexões de cada encontro e três episódios no podcast FalAção:

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *