16 de novembro de 2022

“Comunicação de Diversidade para além do calendário” é tema de Lab de Comunicação para a Diversidade

Como a comunicação pode ser uma aliada em ações de sensibilização, educação e de temas ao longo do ano todo

A terceira edição do Lab de Comunicação para a Diversidade foi realizada no dia 9 de novembro reunindo profissionais de comunicação e especialistas em Diversidade para debater o tema “Comunicação de Diversidade para além do calendário”, com o objetivo de utilizar a comunicação como uma aliada em ações de sensibilização, educação e de temas ao longo do ano todo.

Participaram do encontro: Lívia Cabral, coordenadora de Comunicação Interna e Endomarketing do Grupo CPFL; Kleber Carvalho, gerente de Inclusão & Diversidade da Bayer para a América Latina e Janaina Gomes, gerente de Reputação e Comunicação Corporativa da Avon e da Natura no Brasil. Quem mediou o evento foi Osvaldo Nogueira, gerente de Educação Corporativa da Universidade Corporativa do Bradesco.

Osvaldo Nogueira

Ao contar que faz parte do grupo de afinidade LGBTQIA+ no Bradesco, Osvaldo Nogueira frisou que nas empresas há muitas ações pontuais voltadas à Diversidade & Inclusão em datas específicas para registrar momentos de conquistas. “Temos que impulsionar para que vá além dessas datas e que essa pauta seja transversal dentro do nosso calendário a fim de reforçar a proposta de valor no tema de Diversidade”, destacou.

Na oportunidade, Janaina Gomes relatou que o tema faz parte do seu dia a dia, seja com viés de comunicação ou com o viés de D&I por ser uma mulher negra ocupando uma cadeira de comunicação na Avon e Natura. “Essa questão de calendário é bem interessante. Todos nós nos organizamos através do calendário, a sociedade é assim e acho bacana que tenha para que possamos nos planejar, mas pensando sempre em consistência e coerência, pois tem que ser uma coisa verdadeira e não apenas cumprir um calendário”, disse. 

“O calendário entra com o papel de promover o início de alguns projetos ou para momentos de celebrações, revisões de metas e para fazer com que o tema continue rodando o ano inteiro e não apenas para uma campanha específica”, completou Janaína.

Janaína Gomes

Kleber Carvalho, da Bayer, ressaltou que a agenda de D&I é coletiva, já que nenhuma organização avança sozinha nesse tema. “Temos uma missão bastante ambiciosa e amplamente divulgada, que é Saúde para Todos, Fome para ninguém, um projeto que tem como alavancador e sustentador a inclusão e a diversidade. Acreditamos que se trata de uma agenda coletiva, de consistência e coerência, pois quanto mais a gente se une e forma alianças, mais a gente avança”. 

“Quando falamos de D&I estamos falando de uma transformação cultural, que leva tempo. E o líder tem um papel fundamental na cultura de uma organização: é o líder que tangibiliza a cultura para dentro do seu time, é ele quem reconhece, premia e é o exemplo da empresa. Nesse sentido, a Bayer investe bastante não só na educação e na capacitação da liderança, como um conceito de líder comunicador. Hoje, o nosso líder também tem esse papel de ser um líder comunicador que replica tudo o que a gente vem trazendo como uma comunicação corporativa”, salientou o executivo.

Kleber Carvalho

As áreas de comunicação corporativa se utilizam de diversos canais e o calendário também se apresenta como uma ferramenta para trabalhar temas estratégicos para as organizações. “Além de consistência e constância, eu adicionaria a importância de usarmos essas datas de forma estratégica. Diversidade, de fato, é uma das nossas prioridades, mas qual a dosagem certa para não comunicarmos de mais ou de menos, para não banalizar o tema?”, provocou Lívia Cabral, do Grupo CPFL.

“Na nossa experiência, dos últimos dois anos e meio, é a de dar muita atenção e ter muito cuidado em como a gente vai abordar esses assuntos previamente organizados no calendário, para que faça sentido no dia a dia dos colaboradores, pensando num ambiente complexo como o nosso, de 15 mil pessoas em diferentes níveis hierárquicos”, comentou.

Lívia Cabral

A equipe diversa na área de comunicação de uma empresa também é importante, segundo Janaína. “Muito mais do que ter líderes e, principalmente, o board das empresas letrados e educados, o que a gente busca hoje é ter líderes engajados e aliados que façam um cascateamento disso para a empresa toda, daí vem o estímulo para que os times sejam diversos. Dentro do time de comunicação isso é essencial para se ter um olhar diverso nas metas, iniciativas e compromissos assumidos”.

Assista à live na íntegra: 

 

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