11 de abril de 2024

Comitê Aberje de gestão da comunicação e da reputação corporativas inicia suas atividades para 2024 com sua primeira reunião

Participantes discutiram oportunidades e riscos para gestão da reputação

O comitê Aberje de Gestão da comunicação e da reputação corporativas realizou nessa quarta-feira (10) sua primeira reunião. Thalita Dominato, coordenadora da área, deu as boas-vindas aos participantes, apresentou a agenda e as regras do grupo. Ela apresentou a coordenadora do comitê, Renata Nascimento, Gerente de Comunicação Interna da Volkswagen do Brasil. A coordenadora reforçou para os participantes o desafio do legado, comparando o conhecimento inerte a um latifúndio improdutivo.

Renata destacou o potencial do grupo de ajudar seus participantes a lidar melhor com as inconstâncias do universo da Comunicação e suas transformações cada vez mais rápidas. Ela comentou alguns dos desafios atuais, como a ascensão de tecnologias como a IA, a agenda ESG, a chegada da geração Z ao mercado e a polarização. Ela apresentou ao Comitê as principais sugestões de temas pedidas pelos membros e Thalita lembrou que o grupo votaria nos temas de sua preferência após a reunião.

Os membros do comitê se apresentaram e logo a seguir a coordenadora dividiu o grupo em trios para que eles debatessem a seguinte questão:

Qual o maior aliado e o maior risco para a gestão da reputação atualmente?

Após a discussão, os participantes voltaram a se reunir para expor suas conclusões. A executiva de uma empresa de tabaco explicou que o colaborador é um grande aliado, especialmente a liderança. Porém, ela  precisa estar alinhada com a cultura da empresa, já que a informação mal apurada e mal transmitida é um risco e enfraquece a reputação da organização. O executivo de uma empresa de tecnologia comentou que as redes sociais podem ser aliadas, mas sua volatilidade as torna um risco devido à alta carga de ansiedade presente nelas. Uma executiva de uma empresa do agronegócio afirmou que o maior aliado é uma área de Comunicação que compreenda claramente a organização, sua área de atuação e seus objetivos de negócio. Por outro lado, a falta de metodologia, de um modelo de gestão de risco eficiente para trabalhar com ações de mitigação ou reparação de crises representa um grande risco reputacional. O executivo de uma empresa do setor de consumo identificou como aliados a autenticidade, uma cultura clara, sólida e perene e a consistência no relacionamento e no posicionamento da marca. Para ele, os maiores riscos atualmente são a falta de controle sobre fake news e redes sociais, além da má gestão do atendimento ao consumidor. Por fim, a executiva de uma agência de comunicação argumentou que a cultura da organização pode ser uma aliada, mas uma cultura fechada, que não fale sobre gestão de risco, é uma vulnerabilidade. Ela lembrou que a Comunicação Interna é uma aliada muitas vezes subestimada na construção de pontes e de uma cultura aberta.

Renata finalizou o debate reforçando o desafio de promover uma comunicação alinhada ao negócio e a seus objetivos. Ela lembrou ao Comitê que há respostas certas ou erradas e que é importante continuar a discutir temas que podem parecer antigos, mas não são, como a importância da Comunicação Interna.

A coordenadora convidou os participantes a aproveitar o grupo para seguir realizando essas trocas. Thalita então encerrou a reunião e explicou que os membros terão duas tarefas: votação da pessoa vice-coordenadora e votação para escolher os temas que serão tratados pelo comitê durante o ano.

Conheça os integrantes dos Comitês Temáticos Aberje 2024

COMITÊS DE ESTUDO TEMÁTICOS

Anualmente, a Aberje propõe uma série de encontros a partir da formação de grupos fixos de profissionais nomeados por organizações associadas à Aberje. São comitês temáticos compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 membros-titulares. Os integrantes se reúnem com regularidade e calendário preestabelecido para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos e conteúdos sobre determinado assunto. Os processos de inscrição e seleção são sempre realizados no início do ano e nesta edição foram 120 vagas nos quatro comitês.

Este ano, foram formados quatro grupos: Comunicação e Engajamento em ESG; Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação; Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora; e Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas.

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