Capítulo Amazônia define temas da agenda de encontros para 2024
O recém-criado Capítulo Aberje Amazônia (representação que cobre associadas da Aberje em todos os Estados da Amazônia Legal) realizou uma pesquisa em dezembro, entre seus membros e outros profissionais de comunicação da região, para definir temas prioritários de sua agenda de encontros e atividades, além de ações a serem consideradas em 2024.
A pesquisa ouviu a opinião de profissionais, em nível de diretoria, gerência, coordenação e outros, que pertencem a empresas com atuações urbanas, rurais e em áreas tradicionais (APA’s, Resex, etc), diretamente no território amazônico (39%) ou totalmente regional – criada e atuante exclusivamente em um dos Estados da região (28%). A maioria das empresas dos participantes está presente no Pará (61%). 28% delas estão presentes no Maranhão e 22% no Amazonas. 6% das empresas dos participantes estão presentes em todos os Estados da Amazônia Legal.
Os dois temas eleitos pela maioria dos respondentes como prioritários para serem abordados nos encontros foram: ESG e Sustentabilidade (44%) e Relacionamento com Comunidades (39%). Em seguida, com 28% foram eleitos Gestão da Mudança e Inovação e Gestão de Comunicação Interna, Comunicação Digital e Redes Sociais.
Os temas possuem recortes ou afunilamentos indicados pelos entrevistados, como a promoção da marca Amazônia a partir dos princípios de ESG e Sustentabilidade, e como estabelecer primeiros contatos com comunidades – tradicionais, indígenas e ribeirinhas – e como se comunicar com comunidades atingidas por desastres climáticos.
A agenda dos encontros do Capítulo Amazônia em 2024 será definida a partir destas temáticas, combinando com outros assuntos e interesses das associadas. Em janeiro, essa agenda será aberta em um encontro online exclusivo com o intuito de aprofundar as discussões sobre as impressões e insights provenientes da COP28, recém-realizada em Dubai. O objetivo é proporcionar uma análise aprofundada das experiências de participantes que estiveram presencialmente na Conferência, envolvendo-se em diversas agendas e painéis abordando temáticas relevantes. O evento também terá como objetivo discutir estratégias para que empresas e instituições se preparem de maneira eficaz para participar das próximas edições da COP, agendadas para 2024 no Azerbaijão e 2025 em Belém, no Pará, Brasil.
Realizado através da plataforma Zoom, o encontro online contará com um número limitado de participantes, promovendo um ambiente propício para interações significativas entre os inscritos e os debatedores.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- SHEIN associa-se à Aberje
- Aberje recebe BHP como nova associada
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto