26 de outubro de 2023

Ajinomoto do Brasil lidera a transformação digital entre as afiliadas do Grupo

Companhia destaca as inovações tecnológicas no cenário empresarial e benefícios voltados à população

Referência na produção de aminoácidos e detentora de marcas renomadas como SAZÓN®, MID® e VONO®, a Ajinomoto do Brasil tem se destacado como modelo global de transformação digital entre as afiliadas do Grupo. No cenário brasileiro, a companhia possui uma das unidades mais avançadas, sendo pioneira em diversas iniciativas, como a implementação de tecnologias de simulação de processos químicos industriais, análise de dados, digital twins e inteligência artificial.

A diversidade de tecnologias adotadas segue a estratégia de transformação digital, em operação há 15 anos, com sistemas de automação à frente de outras afiliadas. Desde 2020, a filial brasileira tem coordenado seus investimentos de maneira mais abrangente, solidificando ainda mais sua posição proeminente nesse campo. De acordo com o diretor executivo da Ajinomoto do Brasil, João Carlos Castello, as iniciativas tecnológicas da empresa têm servido de referência para outros países, incluindo os Estados Unidos, uma potência global em tecnologia.

“Em 2017, fomos pioneiros ao introduzir a tecnologia da simulação das instalações industriais das fábricas, criando uma cópia digital e identificando oportunidades de aprimoramento. O Grupo Ajinomoto possui 117 fábricas espalhadas pelo mundo e realiza reuniões globais com frequência para promover o intercâmbio de conhecimento entre as filiais”, afirma João.

Avanços na Automação

A Ajinomoto do Brasil está progredindo além dos processos industriais e implementando tecnologias em diversas áreas de negócios da empresa. Segundo o executivo, soluções como chatbots e robôs estão sendo incorporados ao ambiente administrativo, incluindo a criação de um data lake repositório centralizado que armazena todos os dados estruturados em nuvem.

Outro aspecto notável é a aproximação com os clientes, possibilitando visitas virtuais às fábricas e disponibilizando plataformas interativas para o melhor entendimento dos produtos. “Estamos voltados para o futuro. Nossa sucursal está comprometida em estabelecer automação e tecnologia para a interação com os clientes, impulsionando e fortalecendo ainda mais o e-commerce. Na divisão de agronegócios, por exemplo, desenvolvemos um treinamento virtual para instruir nossos clientes sobre as melhores práticas no cultivo das lavouras”, explica João Castello.

Sustentabilidade em Foco

As tecnologias adotadas geram muitos impactos positivos, incluindo o desenvolvimento de produtos alinhados às necessidades globais da população, como redução de sódio e benefícios nutricionais. Além disso, as ações contribuem para a redução dos impactos ambientais nas áreas em que a empresa opera.

“A filosofia da Ajinomoto, nomeada ASV (Criação de Valor Compartilhado da Ajinomoto), estabelece a sustentabilidade como um pilar estratégico. Isso se traduz em produtos com menor impacto ambiental, possíveis por meio de tecnologias verdes. Assim, a empresa otimiza seus processos, reduz custos e amplia o impacto ambiental positivo, como a aplicação de controle avançado para diminuir o consumo de energia, vapor e a emissão de carbono”, destaca o diretor.

O conceito de digital twins, conhecido também como gêmeos digitais, consiste em uma representação virtual em tempo real de objetos ou processos físicos, e desempenha um papel significativo nas iniciativas de sustentabilidade. Com simulações precisas e dimensionamento eficiente de equipamentos, é possível reduzir desperdícios e tornar as operações mais amigáveis ao meio ambiente.

“Com o digital twin, é possível visualizar todo o processo por meio de uma simulação digital. A principal vantagem disso é a capacidade de identificar melhores condições operacionais, reduzindo perdas de alimentos, produtos e consumo de energia. Essas melhorias seriam difíceis de serem identificadas sem o uso desta tecnologia”, afirma João.

Entre os benefícios alcançados estão a redução do consumo de energia elétrica em até 12% em alguns equipamentos, como fermentadores, e de cerca de 5% a 15% em outros processos, tornando a tecnologia altamente impactante para a indústria. O executivo destaca ainda que, por meio dessa tecnologia, é possível analisar e ajustar variáveis como temperatura e vazão de operação para obter um rendimento amplo e minimizar o desperdício.

Além de facilitar a troca de conhecimento e boas práticas, o uso do digital twin também é uma ferramenta essencial para dimensionar e projetar novos equipamentos, permitindo um planejamento mais eficiente para expansões e novos produtos, reduzindo a dependência de agentes externos. Do mesmo modo, ela possibilita o aprimoramento de equipamento, evitando excessos de dimensionamento e assegurando eficiência e menor custo.

“A criação de sensores virtuais também desempenha papel crucial, permitindo a medição precisa de variáveis que não possuem sensores físicos, como temperatura, o que resulta em redução de custos e impactos ambientais. Essa abordagem é similar à forma como um celular pode medir o nível de oxigênio do usuário a partir da leitura do pulso, sem a necessidade de um sensor de oxigênio específico. O uso de sensores virtuais expande as possibilidades de monitoramento e controle dos processos industriais”, destaca o executivo.

Universidade Tecnológica

A transformação digital da Ajinomoto do Brasil vai além da implementação de tecnologias avançadas, uma vez que também abrange a capacitação de seus colaboradores, beneficiando o ambiente de trabalho e a cultura organizacional. Ao impulsionar o avanço da empresa em sua jornada de inovação e consolidar sua referência global, a filial brasileira foi a primeira a inaugurar a Universidade Tecnológica Ajinomoto (UTA).

João Castello enfatiza que isso representa o compromisso com o desenvolvimento dos colaboradores e a promoção de um ambiente propício à inovação, uma vez que os investimentos em capacitação garantem que os funcionários estejam aptos a lidar com as novas tecnologias e desafios que surgem decorrentes da transformação digital.

“Embora a universidade ainda esteja em sua fase piloto, ela já está gerando entusiasmo em outras filiais com interesse em acompanhar os resultados dos alunos e compreender a experiência, buscando insights a partir do que estamos realizando aqui”, finaliza o diretor executivo da Ajinomoto do Brasil.

 

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