Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

A Aberje divulgou a “Carta Aberje para Comunicadores por Ocasião da COP30”, um conjunto de diretrizes voltado a profissionais de comunicação de empresas, instituições públicas e organizações da sociedade civil. O documento reconhece a COP30, que será realizada em 2025 em Belém (PA), como um marco na agenda climática global e destaca o papel central da comunicação na mobilização de atores e na efetiva implementação dos compromissos firmados durante a conferência.
A carta recomenda ações em três frentes temporais. Antes do evento, orienta o planejamento de estratégias que considerem a realidade amazônica, o combate à desinformação e a inclusão de vozes locais. Durante a COP30, destaca a necessidade de comunicação transparente, produção de conteúdo acessível e estímulo ao diálogo entre diferentes setores. Após a conferência, reforça a importância da continuidade das ações, com foco em engajamento público, educação midiática e mensuração de impacto.
Ao propor uma comunicação clara, ética e baseada em evidências, o documento posiciona os comunicadores como elos entre ciência, políticas públicas e ação social. A íntegra da carta está disponível no site da Aberje.
Leia a carta na íntegra aqui.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































