×

Primeira maratona de podcast do Ceará é realizada dia 30 de novembro

Rede Aberje

O Ceará é o oitavo estado com o maior número de ouvintes de podcast, conforme a Podpesquisa 2018, realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (Abpod). Nas regiões Norte e Nordeste, disputa a primeira colocação. Para atender à crescente demanda por conhecimento sobre podcast, seja na podosfera, no ambiente corporativo ou junto aos veículos de comunicação de massa, será realizada em Fortaleza o Assuntar, primeira maratona de podcast do Ceará, no dia 30/11 (sábado), das 8h às 19h, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O evento é uma realização da Caramelo Comunicação, em parceria com a Abpod, e patrocínio da Unifor, com apoio da Associação Brasileira de Comunicacão Empresarial (Aberje) e da plataforma de financiamento coletivo Colabora Aí, além da produção e curadoria dos podcasts Serifacast, CarameloCast, FutCast e Iradex Poscast. Gratuito, o evento terá suas inscrições abertas em breve pelo Sympla, com vagas limitadas à capacidade do local, que dispõe de 220 lugares.

O Assuntar vai proporcionar o bate-papo entre os painelistas e o público, em um formato que valoriza a conversa direta sobre os seguintes temas: formação de comunidade, podcast jornalístico, rentabilização de podcast e podcast como veículo de afirmação de identidade. Emanuela França, Gerente de Comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém/CSP e nova diretora do Capítulo Aberje Ceará, vai participar de um painel sobre podcast corporativo apresentando o CSP Podcast e também o RotaCast, dois produtos de áudio que existem na empresa.

A programação prevê ainda gravações de podcast ao vivo e muito networking nos intervalos, já que cada painel terá uma hora de duração e será intercalado por trinta minutos de relacionamento entre os assunteiros. Para acompanhar as novidades, basta seguir as redes sociais @vamosassuntar (no Twitter e  no Instagram). “O Ceará já tem histórico de produção de podcast. O Assuntar vai honrar essa história e também dar voz às novas gerações de produtores, investidores e ouvintes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Estamos diante de um movimento que ganha cada vez mais visibilidade, por se conectar aos novos hábitos de consumo de informação das pessoas em áudio e via Internet. Ter a Universidade de Fortaleza já nesta primeira edição só mostra que a discussão interessa também ao ambiente acadêmico, seja aos cursos de comunicação seja aos de gestão”, ressalta Paulo Jr. Pinheiro, diretor da Caramelo Comunicação e integrante do CarameloCast.

O Brasil possui 50 milhões de internautas que já ouviram pelo menos um programa de áudio pela Internet. Isso representa 40% da amostra de 140 milhões de internautas. É o que revela a Pesquisa Ibope realizada este ano. Os dados, expressivos, também orientam o trabalho da Abpod, principal entidade da área e co-realizadora da maratona, cuja diretoria de comunicação da atual gestão é ocupada pelo jornalista cearense Andreh Jonathas – que ainda integra a equipe de comunicação da CSP. “O Assuntar se alimenta de dados, como o do Ibope e da Podpesquisa, e reforça as diretrizes da Abpod de valorizar os podcast regionais, proporcionar a formação de novos podcasters e ouvintes, além de dar visibilidade aos conteúdos em áudio de forma plural. Esperamos que seja um ponto de encontro marcante para os participantes”, destaca Andreh, também host do SerifaCast.

Serviço
Assuntar – I Maratona de Podcast do Ceará
Dia 30/11 (sábado), 8h às 19h
Auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza
Entrada gratuita – inscrições serão abertas em breve.
Quantidade de inscrições sujeita à lotação do local