×

BNDES promove seminário sobre eficiência energética e redução dos impactos ambientais para o futuro da mobilidade

O BNDES, associado da Aberje, promove nesta segunda-feira, 6 de maio de 2019, às 13h30, no Rio de Janeiro/RJ, o seminário “Futuro da Mobilidade – mais eficiência energética e menos impacto ambiental”.

O Brasil é um modelo de referência em tecnologias veiculares e tipos de combustíveis graças à conciliação entre mobilidade e baixo impacto ambiental. Desta forma, o evento Futuro da Mobilidade procura contribuir para essa discussão, amadurecendo formas do BNDES apoiar iniciativas que criem conhecimento, emprego, renda e conservação do meio ambiente.

O debate sobre o futuro da mobilidade passa por diferentes questões, como uso de transporte público ou individual, trajetos de curta ou de longa distância, transporte de carga ou de passageiros. Mas esta discussão também envolve a busca tecnológica por maior eficiência energética e redução dos impactos ambientais.

Com abertura do presidente do BNDES, Joaquim Levy, o evento contará com presença de executivos de instituições públicas e privadas que debaterão, entre outros tópicos,  estratégias empresarias e políticas públicas relacionadas às novas tecnologias de eletrificação veicular e ao desenvolvimento do mercado de combustíveis de baixo carbono.

Atuação do BNDES – O BNDES vem apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias veiculares e de combustíveis de baixo carbono. Nos últimos 10 anos, foram desembolsados mais de R$ 50 bilhões para o setor sucroenergético. O papel protagonista do Banco também pode ser percebido pelos programas destinados ao fortalecimento do apoio a projetos de inovação e de capacidade produtiva para a economia de baixo carbono, dentre os quais podemos destacar:
– BNDES Finem: apoio a projetos de engenharia automotiva, plantas pioneiras de novos biocombustíveis, logística de transporte de combustíveis e usinas de etanol e biodiesel;
– Fundo Clima e Programa Agricultura de Baixo Carbono: financiamento a tecnologias de baixo carbono, plantas pioneiras de biogás e biometano, máquinas e equipamentos eficientes.

SERVIÇO
Seminário ” Futuro da Mobilidade – mais eficiência energética e menos impacto ambiental”
DATA: 6 de maio (segunda-feira)
HORÁRIO: 13h30 às 18h
LOCAL: Teatro Arino Ramos Ferreira – Avenida República do Chile, 100, Centro, Rio de janeiro (RJ)

PROGRAMAÇÃO

13h30 Credenciamento

14h Abertura: Joaquim Levy (Presidente do BNDES – por vídeo)

14h20 Uma visão estratégica sobre o futuro da mobilidade no Brasil

Carlos Orlando (ANP – Superintendente de Biocombustíveis e Qualidade)

Plinio Nastari (Presidente – DATAGRO)

15h10 Tecnologias automotivas disponíveis e em desenvolvimento para aumento de eficiência energética e redução do impacto ambiental

João Irineu Medeiros (FCA-Fiat Chrysler – Diretor de Assuntos Regulatórios)

Ricardo Abreu (MAHLE METAL LEVE – Diretor de Tecnologia)

 

16h20 Desafios e perspectivas para adoção das tecnologias automotivas no mercado de veículos pesados

Henry Joseph (ANFAVEA – Diretor Técnico)

Valter Luiz Knihs (WEG – Diretor Industrial, Sistemas e eMobility)

 

17h Emissões Globais e Estratégias de Mitigação

Gonçalo Pereira (UNICAMP – Professor)

Clarissa Maria Forecchi Gloria (Ministério das Relações Exteriores – Sub-Chefe do Departamento de Energia)

17h50 Encerramento