Ações alertam para atitudes responsáveis no trânsito
A Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do Brasil, promoveu levantamento com estatísticas de acidentes em estradas durante o período de Carnaval. A pesquisa abrange 21 rodovias administradas pela companhia, entre elas a Fernão Dias e a Régis Bittencourt, e os dados revelam que 50% das ocorrências fatais acontecem durante as madrugadas, período que exige maior atenção dos motoristas. Ações de conscientização em blocos de Carnaval foram realizadas em sete cidades.
‘O período do Carnaval requer cuidados especiais, principalmente por conta de comportamentos de risco como excesso de velocidade e uso de álcool pelos motoristas’, afirma o gerente de operações da Arteris, Elvis Granzotti. ‘Esses comportamentos são refletidos nas estatísticas, com um aumento considerável de acidentes fatais envolvendo veículos de passeio’.
A gravidade dos acidentes é maior no período noturno. As ocorrências à noite e madrugada representam 39% do total de acidentes, mas correspondem a 55% das mortes. ‘É um período que dificulta a fiscalização, agravado ainda pelo movimento de saída das festas e incidência de motoristas alcoolizados’, analisa Granzotti. Carros e motos estão envolvidos em 52% das ocorrências fatais, e os principais tipos de acidente são colisões contra outros veículos (44%), atropelamentos (17%), tombamentos (17% – comuns em acidentes com motocicletas) e capotamentos (11%).
O levantamento da Arteris aponta ainda que 58% dos acidentes fatais estão concentrados no sábado e no domingo. As vítimas são, em sua maioria, homens (78%) e com idade entre 25 e 34 anos (37,5%).
Conscientização
O uso de álcool ao volante representa um risco no trânsito e que se acentua no período do Carnaval. Diante desse cenário, a Arteris promoveu em sete cidades ações de conscientização. ‘Fomos além dos limites das rodovias. Promovemos, sempre com muito bom humor, mensagens que incentivam comportamentos seguros em bailes dentro dos municípios’, explica a gerente de comunicação e sustentabilidade da Arteris, Alessandra Vasconcelos.
A ‘Operação Carnaval Seguro’ alertou quanto aos perigos da embriaguez ao volante, celular na direção e excesso de velocidade. Máscaras de carnaval e placas de selfies com mensagens educativas foram distribuídas em bloquinhos nas cidades de Rio Claro (SP), Ribeirão Preto (SP), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC), Niterói (RJ), Belo Horizonte (MG) e Registro (SP). A campanha também teve ações nas redes sociais com mensagens de conscientização enviados, via Twitter, por Jhony Zuim, ator que sofreu acidente de carro quando viajava alcoolizado com seus amigos.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados é destaque no podcast Meio Tempo, da FGV ECMI
- Tem início nova turma do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial da Aberje com FGV Rio
- Evento “Diálogos que conectam” marca lançamento do Mestrado Profissional de Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Ana Paula Rocha assume diretoria do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”Letícia Vidica A importância da comunicação inclusiva e da filantropia estratégica na estrutura das empresasPaulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?