30 de março de 2017

Ações alertam para atitudes responsáveis no trânsito

A Arteris, uma das maiores companhias de concessões rodoviárias do Brasil, promoveu levantamento com estatísticas de acidentes em estradas durante o período de Carnaval. A pesquisa abrange 21 rodovias administradas pela companhia, entre elas a Fernão Dias e a Régis Bittencourt, e os dados revelam que 50% das ocorrências fatais acontecem durante as madrugadas, período que exige maior atenção dos motoristas. Ações de conscientização em blocos de Carnaval foram realizadas em sete cidades.

‘O período do Carnaval requer cuidados especiais, principalmente por conta de comportamentos de risco como excesso de velocidade e uso de álcool pelos motoristas’, afirma o gerente de operações da Arteris, Elvis Granzotti. ‘Esses comportamentos são refletidos nas estatísticas, com um aumento considerável de acidentes fatais envolvendo veículos de passeio’.

A gravidade dos acidentes é maior no período noturno. As ocorrências à noite e madrugada representam 39% do total de acidentes, mas correspondem a 55% das mortes. ‘É um período que dificulta a fiscalização, agravado ainda pelo movimento de saída das festas e incidência de motoristas alcoolizados’, analisa Granzotti. Carros e motos estão envolvidos em 52% das ocorrências fatais, e os principais tipos de acidente são colisões contra outros veículos (44%), atropelamentos (17%), tombamentos (17% – comuns em acidentes com motocicletas) e capotamentos (11%).

O levantamento da Arteris aponta ainda que 58% dos acidentes fatais estão concentrados no sábado e no domingo. As vítimas são, em sua maioria, homens (78%) e com idade entre 25 e 34 anos (37,5%).

Conscientização
O uso de álcool ao volante representa um risco no trânsito e que se acentua no período do Carnaval. Diante desse cenário, a Arteris promoveu em sete cidades ações de conscientização. ‘Fomos além dos limites das rodovias. Promovemos, sempre com muito bom humor, mensagens que incentivam comportamentos seguros em bailes dentro dos municípios’, explica a gerente de comunicação e sustentabilidade da Arteris, Alessandra Vasconcelos.

arteris-alessandravasconcelos
Alessandra Vasconcelos, gerente de comunicação e sustentabilidade da Arteris

A ‘Operação Carnaval Seguro’ alertou quanto aos perigos da embriaguez ao volante, celular na direção e excesso de velocidade. Máscaras de carnaval e placas de selfies com mensagens educativas foram distribuídas em bloquinhos nas cidades de Rio Claro (SP), Ribeirão Preto (SP), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC), Niterói (RJ), Belo Horizonte (MG) e Registro (SP). A campanha também teve ações nas redes sociais com mensagens de conscientização enviados, via Twitter, por Jhony Zuim, ator que sofreu acidente de carro quando viajava alcoolizado com seus amigos.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *