Volkswagen reabre agendamento de visitas à fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo

A Volkswagen do Brasil reabriu o agendamento para visitas guiadas à fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Inaugurada em 1959, a fábrica Anchieta foi a primeira unidade da Volkswagen fora da Alemanha e marcou o início da expansão global da marca. Ao longo de sua história, a planta já produziu 14,9 milhões de veículos, o equivalente a 57% do total fabricado pela montadora no país. A Volkswagen é associada à Aberje.
As visitas, gratuitas e abertas ao público maior de 18 anos, voltam a ocorrer a partir de 22 de janeiro de 2026, sempre às quintas-feiras, em dois períodos: pela manhã, às 8h30, ou à tarde, às 13h30. Os tours podem ser realizados de forma individual ou em grupos de 15 a 25 pessoas. O roteiro tem duração aproximada de duas horas e meia e inclui etapas do processo produtivo, como a área de armação, onde as peças são soldadas para formar a carroceria, e a montagem final, fase em que os veículos são concluídos e encaminhados à rede de concessionárias. Atualmente, a unidade produz os modelos Novo Nivus, Nivus GTS, Polo Track, Virtus e Saveiro.
A programação também contempla a visita à Garagem Volkswagen, que reúne o maior acervo de veículos clássicos de uma montadora no Brasil, com modelos como Fusca, Kombi, SP1 e Gol. “O Programa de Visitas Volkswagen é um grande sucesso e nos orgulha receber os fãs da marca para essa experiência única e fascinante, passando pela produção e a Garagem VW, o maior acervo de clássicos de uma montadora no Brasil, que conta a história da indústria automotiva. Sempre dizemos que todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen, mas ficamos impressionados com a paixão e o interesse em conhecer essa fábrica estratégica para a marca, que reúne inovação, a mais alta tecnologia e qualidade em desenvolvimento e produção de automóveis”, afirma Cláudio Rawicz, diretor executivo de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil e América Latina.
Anote na agenda
Local: Fábrica Anchieta, São Bernardo do Campo (SP)
Dia: Quintas-feiras, a partir de 22 de janeiro de 2026
Horário: 8h30 e 13h30
Clique aqui para agendar sua visita.
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom
- Boticário, Diageo, iFood e Localiza apresentam estratégias de Carnaval





























