Masterclass do MBA Aberje-FGV destaca comunicação estratégica em aula com Leandro Modé

A masterclass presencial do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, fruto de uma parceria entre a Escola Aberje de Comunicação e a FGV, realizada no último sábado (11), em São Paulo, contou com a participação de Leandro Modé, diretor de Comunicação e Marca da Vale. O executivo, que também é conselheiro da Aberje e vencedor do Prêmio Aberje como Comunicador do Ano em 2022, apresentou um case sobre a atuação da companhia na COP30. A Vale é mantenedora da Aberje.
Durante a exposição, Modé ressaltou que estratégias de comunicação devem estar ancoradas em dados, pesquisas e tendências, e que a construção de narrativas eficazes depende da conexão emocional com os públicos. Também destacou a importância da customização e segmentação para ampliar o alcance das mensagens, além da necessidade de consistência e frequência como pilares para sustentar a atuação comunicacional ao longo do tempo. Segundo ele, iniciativas criativas e inéditas têm potencial de gerar maior impacto e contribuir para fortalecer a licença social para operar.
A programação contou ainda com a presença das professoras Rozalia del Gáudio, Janaína Gama e Paula Rodrigues, que acompanharam a atividade e contribuíram para o diálogo com os participantes ao longo do encontro. A abertura foi conduzida por Emiliana Pomarico, gerente da Escola Aberje de Comunicação, ao lado das coordenadoras Maria Carolina de Medeiros e Nicole Ingouville, da FGV.
Em sua fala, Emiliana destacou o valor dos encontros presenciais na consolidação da rede de comunicadores, ressaltando a diversidade de experiências e a qualidade das contribuições dos participantes. Também enfatizou a relevância da parceria entre Aberje e FGV ao integrar formações em comunicação e gestão, e mencionou o perfil da terceira turma do programa, composta por profissionais experientes e com visão crítica sobre os desafios contemporâneos da área.
ARTIGOS E COLUNAS
Rafael Calia CI Leaders: Fortalecendo a Comunidade de Lideranças da Comunicação Interna de grandes empresasPaulo Nassar Um evento nunca é apenas um eventoNelson Silveira Só os rituais nos salvam do algoritmo
Destaques
- Coalizão Empresarial debate papel das empresas no enfrentamento à desinformação
- Encontro da Aberje em Vitória debate riscos para a reputação na era da IA
- Divulgada a lista de aprovados para nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
Notícias do Mercado
- Dialog promove evento sobre experiência do colaborador, IA e Comunicação Interna
- Obra celebra o legado de Margarida Kunsch na Comunicação Organizacional
- Race Comunicação promove encontro sobre influência corporativa na América Latina































