28 de setembro de 2023

Vianews divulga estudo exclusivo sobre avanços, desafios e o papel da comunicação no primeiro ano do 5G no país

Além de dados e análises sobre o atual status do 5G no Brasil e na América Latina, material reúne artigos de especialistas de empresas como TelComp, Kyndryl e Sovos Brasil

Pouco mais de um ano após a chegada do 5G ao Brasil, a agência de comunicação integrada Vianews concluiu um estudo sobre os avanços, desafios e o papel da comunicação no primeiro ano de implementação da tecnologia no país.

Disponível gratuitamente em formato de e-book, entre os temas abordados estão análises e dados sobre o atual status do 5G no Brasil e na América Latina e uma nova pesquisa relacionada à cobertura da mídia sobre o assunto.

Além disso, o material ainda reúne artigos de especialistas de empresas de referência nos setores de telecomunicação, tecnologia e tributos, como TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), Kyndryl e Sovos Brasil, sobre como as redes 5G potencializam os negócios; o impacto do 5G no Brasil neste um ano de avanços tecnológicos; as mudanças tributárias previstas para empresas do setor de Telecom; e o papel da comunicação sobre o 5G na geração de novos negócios.

“Nosso objetivo com essa publicação é contribuir com o setor, mostrando seus desafios e oportunidades após um ano da tecnologia 5G no País”, afirma Pedro Cadina, fundador e CEO da Vianews. “O e-book traz pesquisas inéditas e insights valiosos para compreensão das nuances que permeiam o tema. Mostramos os impactos da evolução do 5G com benefícios não só em conectividade e infraestrutura, como também grandes avanços sociais”.

Desafios e oportunidades

No Brasil, a ativação oficial da tecnologia 5G ocorreu em julho de 2022.  Hoje, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), já são mais de 10 milhões de acessos, e o 5G segue sendo alvo de grandes expectativas quanto às possibilidades que essa infraestrutura pode proporcionar nos mais diversos setores.

Porém, como em todo contexto de oportunidades, a implementação do 5G traz consigo alguns desafios, sobretudo em um país com dimensões continentais como o Brasil. Entre eles, destaque para:

  • Cobertura: a necessidade de infraestrutura, bem como a abrangência de sinal para garantir que a tecnologia beneficie todas as regiões do país;
  • Investimento e custos: a implantação do 5G requer investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia, como armazenagem, datacenters e capacidade de processamento de dados;
  • Questões regulatórias: pontos de atenção que envolvem definição de regras para o compartilhamento de infraestrutura, proteção de dados e, principalmente, a segurança cibernética; e
  • Mão-de-obra qualificada: a necessidade de profissionais preparados para lidar com a nova tecnologia 5G também é um dos grandes obstáculos e desafios a serem enfrentados pelo setor.

Assim como no Brasil, o crescimento do 5G na América Latina deve ser constante nos próximos anos. Segundo a GSMA, organização global que unifica o ecossistema móvel para descobrir, desenvolver e oferecer inovações, prevê que o 5G será responsável por quase 60% do total de conexões móveis na América Latina até 2030.

O papel da imprensa e da comunicação

Outro destaque do e-book é uma análise inédita realizada pela equipe de Data Driven e Data Analytics da Vianews, a qual aponta como o 5G foi retratado pela imprensa desde sua chegada ao Brasil.

De acordo com a pesquisa, o maior boom de menções sobre o assunto, em veículos impressos e digitais, foi registrado no período de julho a setembro de 2022, marcado pela chegada da tecnologia ao País e progressiva expansão pelas capitais brasileiras.

Inclusive, do total de 36.214 matérias sobre 5G identificadas de maio de 2022 a junho de 2023, 6.918 (ou 19%) foram publicadas somente em julho de 2022.

E além da já esperada repercussão sobre a implantação e o avanço nacional da tecnologia, outros temas dentro do universo 5G que também chamaram a atenção da mídia brasileira foram relacionados, sobretudo, a cinco categorias: infraestrutura, 5G puro, inovação, antenas e aparelhos/celulares e marcas.

Já com relação aos veículos de imprensa que mais acompanharam o assunto, em primeiro lugar no levantamento da Vianews está a Teletime, seguida pelos portais Minha Operadora, Tele.Síntese e Mobile Time.

Realizada por meio de ferramentas digitais de monitoramento de marcas, a análise feita pela Vianews levou em conta as publicações identificadas de 1 de maio de 2022 a 30 de junho de 2023, que continham “5G” no título e/ou no corpo da matéria.

Disponível gratuitamente para download, para acessar o e-book “Um ano de 5G no Brasil: avanços, desafios e o papel da comunicação, basta clicar aqui.

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