SHEIN associa-se à Aberje
A SHEIN, varejista global online de moda, beleza e estilo de vida, tem a missão de tornar a beleza da moda acessível a todos, oferecendo uma ampla variedade de produtos a preços acessíveis, que definem tendências alinhadas ao gosto dos consumidores.
Por meio de seu modelo único de negócio sob demanda, a companhia está revolucionando a indústria têxtil no país, promovendo inovação, maior eficiência e redução de desperdícios. A SHEIN produz apenas um pequeno lote de 100 a 200 peças por produto e mede a resposta do mercado em tempo real, produzindo em maior escala apenas aqueles itens com demanda garantida. Esse modelo apresenta até 20% menos de desperdício. Por meio de sua tecnologia inovadora e uma cadeia de suprimentos totalmente integrada, a SHEIN consegue reduzir os custos, aumentar a velocidade de comercialização dos produtos e limitar o excesso de estoque e o desperdício.
A companhia estabeleceu a sua presença corporativa no País em maio de 2022, com cerca de 20 colaboradores e atualmente já conta com mais de 340 empregados e um escritório na Faria Lima.
Em abril de 2023, a varejista lançou oficialmente duas operações locais: a de produção local (com a etiqueta SHEINBrasil) e o marketplace de vendedoes locais. Sobre a produção local, a ideia é fornecer tecnologia e treinamento aos fabricantes locais, visando atualizar os modelos tradicionais de produção e adotar o modelo sob demanda da SHEIN. Desde então, passou a produzir itens 100% Made in Brazil, mantendo a ótima qualidade e os preços acessíveis.
Sobre o marketplace, a empresa está focada em um processo de expansão em 2024. A SHEIN já conta com mais de 15.000 vendedores, responsáveis por 55% das vendas da empresa no Brasil. A expectativa é que, até o final de 2026, cerca de 85% das vendas sejam locais, tanto de fabricantes como de vendedores.
Sua estratégia de one-stop-shop também tem ganhado destaque, oferecendo não apenas moda, mas também beleza, estilo de vida e produtos para o lar, tudo em um só lugar. Em 2023, o aplicativo da SHEIN foi o terceiro mais baixado no Brasil, com 53,3 milhões de downloads na App Store e Google Play (fonte: AppMagic/Jan2024). Na categoria compras, foi o mais baixado, mostrando a crescente popularidade do app no país (fonte: Data.ai/Jan2024). Ao todo, a marca possui mais de 14 milhões de seguidores nas redes Instagram, Facebook e TikTok no Brasil.
No Brasil, Tatiana Presoti, Head de Corporate PR, lidera uma equipe dedicada à execução de estratégias de comunicação corporativa e relações públicas. Para ela, a área tem importância estratégica crescente no posicionamento de marcas. “A Comunicação Corporativa desempenha um papel vital nas organizações, especialmente quando levamos em consideração a era digital em que vivemos”, explica Presoti. “O principal impacto da Comunicação Corporativa pode ser percebido e aferido quando visualizamos quatro pilares: reputação, por meio da construção e manutenção de uma forte reputação e identidade de marca; crise, por meio do processo de gestão de crise e de mudanças organizacionais; relacionamento com stakeholders, por meio da construção e desenvolvimento de relacionamento com stakeholders e de parcerias; e comunicação com colaboradores, por meio do aumento do engajamento e satisfação dos colaboradores” conclui.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação realiza segunda reunião, focada em Impacto nos Negócios
- Desafios de comunicar sobre agenda climática pautam segunda reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG
- Aberje Trends Warm Up Rio de Janeiro debate tendências da comunicação e ESG
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Edição especial da newsletter Fake Alert rebate notícias falsas sobre enchentes no RS
ARTIGOS E COLUNAS
Elizeo Karkoski A Comunicação Interna não existe maisFabiana Dias Propósito, mudanças climáticas e inovação nas organizaçõesCarlos Parente Botox nas ideiasLeila Gasparindo A nova era da Comunicação IntegradaPaulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”