PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de junho de 2025

Na nova desordem mundial, comunicadores ganham protagonismo

Abertura do Aberje Trends 2025 destaca papel estratégico da comunicação diante das rupturas tecnológicas, sociais e ambientais
Mario Bucci
Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, fala na abertura do Aberje Trends 2025 (foto: Tati Nolla)
 
  • COMPARTILHAR:

A 9ª edição do Aberje Trends, realizada na última quinta-feira (26), no Teatro Bravos, em São Paulo, foi aberta com um chamado à reflexão sobre o papel da comunicação em um cenário marcado por crises, rupturas e transformações profundas. Sob o tema “A nova desordem mundial”, o encontro reuniu profissionais de todo o país para discutir os desafios e oportunidades que se colocam para a comunicação corporativa.

+No Aberje Trends, Camila Achutti discutiu como palavras moldam o amanhã
+Ser CEO no Brasil exige resiliência em meio ao imprevisível
+Na era da IA e do excesso de informação, comunicação autêntica é desafio e prioridade
+O desafio das relações governamentais em tempos de polarização
+A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
+Aberje Trends discute como comunicação interna pode fortalecer cultura e engajamento
+Painel do Aberje Trends mostra que COP30 amplia urgência da pauta climática nas empresas
+Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
+Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação
+Veja as fotos do Aberje Trends 2025

“O mundo está em desordem. Vivemos a era da desinformação, do excesso de informação e do deslocamento entre aspirações pessoais e estruturas sociais”, afirmou Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, em sua fala de boas-vindas. Ele destacou que o avanço da inteligência artificial e a iminência de crises como a emergência climática impõem novas exigências aos comunicadores. “Nos encantamos com o hype da IA, mas para onde ela vai nos levar?”, provocou.

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, fala na abertura do Aberje Trends 2025 (foto: Tati Nolla)

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje, chamou atenção para o momento histórico e simbólico vivido pelas organizações. “Max Weber usou a expressão ‘desencantamento do mundo’ para descrever os efeitos da Segunda Revolução Industrial. Hoje vivemos algo semelhante”, afirmou. Para ele, a comunicação deve buscar inspiração nas artes para reencontrar o encanto e a capacidade de organização simbólica da experiência. “A nova desordem mundial exige do comunicador uma formação intelectual robusta. Precisamos de uma comunicação cada vez mais republicana”, disse. Leia aqui o pronunciamento de Paulo Nassar.

Hamilton também ressaltou que o maior desafio da comunicação atualmente está na demanda crescente por dados e mensuração de resultados. “O processo que mais cresce é a comunicação interna. E a habilidade mais requerida é a adaptabilidade às novas tecnologias”, afirmou. Segundo ele, a Aberje, enquanto rede, escola e comunidade profissional, tem buscado oferecer formações com foco prático e voltadas para as novas exigências do mercado.

Malu Weber, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e vice-presidente de Comunicação da Bayer, participou por meio de vídeo. Em sua mensagem, destacou a força da comunidade de profissionais da comunicação no Brasil. “É um privilégio falar em nome de mais de 10 mil profissionais. Somos maioria mulheres, temos mais de 30 mil conexões e estamos indo além das fronteiras. Somos parte da solução para a entrega de valor e para a sociedade”, afirmou.

Com uma programação focada em tecnologia, comunicação externa, comunicação interna, relações governamentais e ESG, o Aberje Trends reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento da comunicação como força estratégica para empresas e instituições em tempos de incerteza.

O Aberje Trends 2025 contou com patrocínio da Arcelor Mittal Brasil, Arcos Dorados, BASF, Bayer Brasil, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis, com apoio da Cortex, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs Latam, Vivo e Tetrapak, e media partner da Propmark.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.