Na nova desordem mundial, comunicadores ganham protagonismo

A 9ª edição do Aberje Trends, realizada na última quinta-feira (26), no Teatro Bravos, em São Paulo, foi aberta com um chamado à reflexão sobre o papel da comunicação em um cenário marcado por crises, rupturas e transformações profundas. Sob o tema “A nova desordem mundial”, o encontro reuniu profissionais de todo o país para discutir os desafios e oportunidades que se colocam para a comunicação corporativa.
+No Aberje Trends, Camila Achutti discutiu como palavras moldam o amanhã
+Ser CEO no Brasil exige resiliência em meio ao imprevisível
+Na era da IA e do excesso de informação, comunicação autêntica é desafio e prioridade
+O desafio das relações governamentais em tempos de polarização
+A história por trás de invenções que nasceram em tempos de incerteza
+Aberje Trends discute como comunicação interna pode fortalecer cultura e engajamento
+Painel do Aberje Trends mostra que COP30 amplia urgência da pauta climática nas empresas
+Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
+Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação
+Veja as fotos do Aberje Trends 2025
“O mundo está em desordem. Vivemos a era da desinformação, do excesso de informação e do deslocamento entre aspirações pessoais e estruturas sociais”, afirmou Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, em sua fala de boas-vindas. Ele destacou que o avanço da inteligência artificial e a iminência de crises como a emergência climática impõem novas exigências aos comunicadores. “Nos encantamos com o hype da IA, mas para onde ela vai nos levar?”, provocou.

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje, chamou atenção para o momento histórico e simbólico vivido pelas organizações. “Max Weber usou a expressão ‘desencantamento do mundo’ para descrever os efeitos da Segunda Revolução Industrial. Hoje vivemos algo semelhante”, afirmou. Para ele, a comunicação deve buscar inspiração nas artes para reencontrar o encanto e a capacidade de organização simbólica da experiência. “A nova desordem mundial exige do comunicador uma formação intelectual robusta. Precisamos de uma comunicação cada vez mais republicana”, disse. Leia aqui o pronunciamento de Paulo Nassar.
Hamilton também ressaltou que o maior desafio da comunicação atualmente está na demanda crescente por dados e mensuração de resultados. “O processo que mais cresce é a comunicação interna. E a habilidade mais requerida é a adaptabilidade às novas tecnologias”, afirmou. Segundo ele, a Aberje, enquanto rede, escola e comunidade profissional, tem buscado oferecer formações com foco prático e voltadas para as novas exigências do mercado.
Malu Weber, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje e vice-presidente de Comunicação da Bayer, participou por meio de vídeo. Em sua mensagem, destacou a força da comunidade de profissionais da comunicação no Brasil. “É um privilégio falar em nome de mais de 10 mil profissionais. Somos maioria mulheres, temos mais de 30 mil conexões e estamos indo além das fronteiras. Somos parte da solução para a entrega de valor e para a sociedade”, afirmou.
Com uma programação focada em tecnologia, comunicação externa, comunicação interna, relações governamentais e ESG, o Aberje Trends reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento da comunicação como força estratégica para empresas e instituições em tempos de incerteza.
O Aberje Trends 2025 contou com patrocínio da Arcelor Mittal Brasil, Arcos Dorados, BASF, Bayer Brasil, BHP, Gerdau, Itaú, Latam Airlines, Novo Nordisk e Stellantis, com apoio da Cortex, CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs Latam, Vivo e Tetrapak, e media partner da Propmark.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































