Morre Abilio Diniz, empresário e comunicador brasileiro
Na noite deste domingo, 18, Abilio Diniz faleceu aos 87 anos. A causa da morte foi uma insuficiência respiratória em função de uma pneumonite, razão pela qual estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Einstein, na capital paulista. Abílio deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, além de um imenso legado profissional, sendo referência como administrador e empresário.
Suas realizações profissionais foram inúmeras. Em 1959, junto de seu pai, deu início ao que viria a ser a maior rede varejista da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), do qual ocupou a presidência do conselho até 2012. Beirando os 80 anos, Abilio aceitou o desafio de assumir o controle da BRF, onde presidiu o conselho até 2018. Nos últimos anos de vida, o empresário tornou-se um dos maiores acionistas do Carrefour. Todas as três companhias são associadas à Aberje.
Como exemplo de gestor, a comunicação sempre foi parte fundamental da trajetória de Abilio. Além de valorizar a comunicação dentro das organizações, o empresário comandou programas na CNN, onde recebeu gestores e políticos para discutir caminhos de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Foi idealizador de um hub de conteúdo sobre bem-estar, longevidade e qualidade de vida, o Plenae. Também era bem ativo em suas redes sociais, compartilhando o dia a dia com sua base de seguidores. “Marcou a história e a memória empresarial pela sua vida empreendedora e pelo seu amor ao Brasil”, comentou Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Prêmio Aberje abre inscrições para sua 50ᵃ edição
- Ana Paula Rocha assume diretoria do Capítulo Aberje Rio Grande do Sul
- Vedacit associa-se à Aberje
- Evento “Diálogos que conectam” marca lançamento do Mestrado Profissional de Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
ARTIGOS E COLUNAS
Letícia Vidica A importância da comunicação inclusiva e da filantropia estratégica na estrutura das empresasPaulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de Marca