PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de maio de 2025

Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação

Pesquisa Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil, realizada pela Aberje, aponta queda no orçamento do setor entre 2023 e 2024
Mario Bucci
 
  • COMPARTILHAR:

Divulgado na última quarta-feira (07), o estudo Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje (CEAEC), mostra uma redução no valor do orçamento em relação a 2023, de R$35,5 bilhões para R$31,8 bilhões em 2024, o que representa uma redução de 10,4% em termos nominais e de 14,8% em termos reais. O documento, já disponível para associadas à Aberje, traz também as tendências de orçamento médio da comunicação das organizações por meio de modelos de projeção estatísticos. O valor estimado para 2025 é de R$32 bilhões, um aumento nominal de 0,8% em relação a 2024.

A retração observada, de acordo com o estudo, está inserida dentro de um contexto mais amplo de disponibilidade financeira. “Em nossa visão, a redução no orçamento da comunicação observada em 2024 não reflete uma perda de relevância da área, mas resulta da convergência de três dinâmicas distintas: a conjuntura complicada de 2024, o esgotamento do ajuste pós-pandemia e a uma transformação mais profunda e de mais longo prazo da comunicação organizacional”, explica Leonardo Müller, Economista-chefe da Aberje e Professor do PGEco-UFABC.

Recentemente, a “Análise Econômica”, que explora em maiores detalhes o paradoxo estrutural que afeta as áreas de comunicação das empresas no Brasil, também realizada pelo CEAEC, mostrou que a comunicação corporativa conquistou status estratégico e ampliou seu escopo de atuação, mas segue operando com equipes próprias reduzidas.

De acordo com o estudo Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil, a queda do orçamento pode ser interpretada à luz de três grandes movimentos: a conjuntura política e econômica de 2024, uma acomodação natural após um “pico” pós-pandêmico e uma transformação estrutural da comunicação.

Enquanto o cenário político e econômico desafiador fez com que as empresas adotassem uma postura de investimentos mais conservadora, a acomodação do pós-pandemia é um retorno ao “normal” após um período de execução de uma grande demanda reprimida dos anos anteriores (2022 e 2023), com campanhas de retorno ao escritório, saúde mental, engajamento de equipes, entre muitas outras.

Por fim, como abordado no “Análise Econômica”, a transformação estrutural da comunicação – com equipes menores, maior responsabilidade e amplo escopo de atuação – faz com que as áreas de Comunicação se vejam obrigadas a entregar mais com menos recursos. Uma última hipótese aventada é descentralização orçamentária, com recursos migrando para outras áreas (como Sustentabilidade, RH e Jurídico), que realizam atividades de Comunicação sob outra rubrica.

Comunicação Interna

Um dado inédito desta edição da Pesquisa é o percentual do orçamento total gasto com comunicação interna. As faixas avaliadas foram separadas de acordo com o número de funcionários das organizações respondentes.

Nas empresas com até 1000 colaboradores, 18,4% do orçamento de Comunicação é dedicado à comunicação interna. Na faixa seguinte, de 1001 até 5000 funcionários, o percentual sobe para 29,9% – a taxa mais alta. No patamar acima, das organizações com mais de 5000 empregados, o percentual é de 27,3%. A média geral do percentual do orçamento empregado em comunicação interna é de 24,3%.

Leia o estudo Orçamento da Comunicação Empresarial no Brasil na íntegra (disponível para associados)

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla
  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade