Em painel no Aberje Trends, CEO da Caliber reforça necessidade de agilidade e transparência na gestão de crises
“As crises não são novidade, elas sempre aconteceram, mas elas não ocorriam com tanta frequência e hoje elas têm mais impacto na reputação das empresas”, explicou Shahar Silbershatz, CEO da Caliber, durante o painel “Tendências na gestão de reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas”. O evento foi parte da 8ª edição do Aberje Trends, que aconteceu na terça-feira (25) no Teatro Bravos, em São Paulo.
Com mediação de Rafael Sbarai, head de Produto do Cartola Express, da Globo, Silbershatz destacou a importância da reputação como um ativo intangível, com valor crescente. Trazendo dados da Caliber, destacou que o peso desses ativos intangíveis na valoração de marcas vem crescendo a cada ano. Por isso, é fundamental monitorar constantemente os muitos cenários em que as organizações estão envolvidas.
+Abertura
+O que é uma tendência e como trabalhar com ela?
+CEOs em foco: Comunicação de impacto na era da transformação
+Mídia tradicional x Marketing de influência: Os limites da batalha pela audiência na era da inteligência artificial
+O desafio da comunicação interna na transição de mídias e gerações
+Fake news x Fact checking: A atualização da legislação na era da transição das mídias
+Tendências na carreira de comunicadores: Jornalismo de influência
+Governança e clima: Como a comunicação empresarial pode se engajar em temas como o G20 e COP30
+O que você precisa saber sobre mudanças climáticas no Brasil
Para Silbershatz, para tomar ação, as métricas que orientam as decisões devem ser frequentes e contínuas, preferencialmente diárias. Toda e qualquer decisão tem de ser baseada nesses dados – que, se não servirem para orientar medidas, só podem ser considerados informações. É preciso tomar atitudes rápidas para avaliar e otimizar os impactos das suas atividades.
“A partir de 2020, entramos na era de policrises. No passado, quando havia uma guerra, ela não impactava na percepção que o público tinha sobre uma empresa. Hoje, isso ocorre”, explicou, frisando o contexto de crises sucessivas que vivemos. Ele reforçou a necessidade das empresas agirem de acordo com seus valores e serem autênticas em seu posicionamento.
“É preciso ter todas as partes da organização alinhadas, principalmente a liderança, ter boas ferramentas para identificar riscos e crises e dominar habilidades de comunicação excelentes para dar respostas rápidas”, concluiu Silbershatz.
Sbarai questionou Silbershatz se ficou mais difícil hoje construir reputação.
“Nós precisamos olhar para nossos valores. Hoje há muito mais ruído, muito mais expectativas e, acima de tudo, vivemos em uma era de polarização”, explicou Silbershatz. De acordo com ele, sempre haverá stakeholders insatisfeitos, por isso, mais do que nunca, esse olhar para os valores e o cuidado com a transparência são fundamentais.
Sbarai perguntou também se a IA dificultaria ou facilitaria a gestão da reputação. Silbershatz afirmou que a IA é uma ferramenta para os comunicadores, mas que é também um risco – citando a fala de abertura de Hamilton dos Santos ao estabelecer o paralelo entre o medo e a esperança.
“Precisamos aprender a usar a IA para enfrentar os seus perigos. O deepfake, por exemplo, é uma grande ameaça para a gestão da reputação. A inteligência artificial vai desafiar as organizações mas, se elas souberem utilizá-la, pode extrair muitas vantagens”, finalizou Silbershatz.
A 8ª edição do Aberje Trends contou com o patrocínio de BASF, Bayer, ENGIE Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, LATAM Airlines, Arcos Dorados, Novo Nordisk e Stellantis; o apoio da CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K Comunicação e Tetra Pak; e media partner de InfoMoney e propmark.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados