27 de junho de 2024

Palestra no Aberje Trends discute expectativas, encantamento e desilusão com novas tecnologias

Rafael Sbarai, da Globo, falou sobre o ciclo de adoção de soluções e comentou desafios da inteligência artificial
Crédito: Tati Nolla

“Por que devemos ter cuidado com a expressão ‘tendência’”? Foi com esse questionamento que Rafael Sbarai, head de Produto do Cartola Express, da Globo, abriu a palestra “O que é uma tendência e como trabalhar com ela”, realizado durante a 8ª edição do Aberje Trends, que aconteceu na terça-feira (25) em São Paulo, no Teatro Bravos.

Em sua fala, Sbarai destacou o atual excesso vivido no mercado de comunicação, com a produção constante de relatórios extensos sobre as mais diversas novidades e modismos. “Toda e qualquer tendência precisa vir acompanhada de uma robustez do negócio”, afirmou. Ele enumerou algumas das tendências vividas pelos universos da comunicação e tecnologia – como o metaverso – e, falando sobre a Inteligência Artificial, explicou como novidades vivem um ciclo de expectativas e, em alguns casos, de desilusão.

Crédito: Tati Nolla

“Inteligência artificial só ganha tração quando tem popularidade”, afirmou. Para ilustrar, ele recorreu ao “Gartner Hype Cycle”, metodologia da consultoria Gartner que analisa a viabilidade de novas tecnologias conforme sua relevância e sua aplicabilidade. Sbarai dividiu esse ciclo em cinco momentos. Em um primeiro momento, ocorre um gatilho tecnológico, em que a novidade gera discussão, o que leva a um segundo momento, o pico de expectativas infladas. Esse pico é seguido pelo terceiro momento, o vale da desilusão, em que o interesse em torno da nova tecnologia cai conforme ela não entrega os resultados esperados. O quarto momento é a ladeira do encantamento, em que há uma maior compreensão em torno dessa nova tecnologia e, gradualmente, seus benefícios se tornam mais conhecidos. O quinto e último momento é o platô da produtividade, em que a tecnologia é adotada amplamente, após demonstrar sua viabilidade e seu retorno.

+Abertura
+Tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas
+CEOs em foco: Comunicação de impacto na era da transformação
+Mídia tradicional x Marketing de influência: Os limites da batalha pela audiência na era da inteligência artificial
+O desafio da comunicação interna na transição de mídias e gerações
+Fake news x Fact checking: A atualização da legislação na era da transição das mídias
+Tendências na carreira de comunicadores: Jornalismo de influência
+Governança e clima: Como a comunicação empresarial pode se engajar em temas como o G20 e COP30
+O que você precisa saber sobre mudanças climáticas no Brasil

“Hoje, há uma corrida entre as IAs pela maior moeda da sociedade, que é a atenção. Mas qual mecanismo de IA vai ser usado pela sociedade para responder às dúvidas das pessoas?” perguntou.

A 8ª edição do Aberje Trends contou com o patrocínio de BASF, Bayer, ENGIE Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, LATAM Airlines, Arcos Dorados, Novo Nordisk e Stellantis; o apoio da CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K Comunicação e Tetra Pak; e media partner de InfoMoney e propmark.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *