Palestra no Aberje Trends discute expectativas, encantamento e desilusão com novas tecnologias
“Por que devemos ter cuidado com a expressão ‘tendência’”? Foi com esse questionamento que Rafael Sbarai, head de Produto do Cartola Express, da Globo, abriu a palestra “O que é uma tendência e como trabalhar com ela”, realizado durante a 8ª edição do Aberje Trends, que aconteceu na terça-feira (25) em São Paulo, no Teatro Bravos.
Em sua fala, Sbarai destacou o atual excesso vivido no mercado de comunicação, com a produção constante de relatórios extensos sobre as mais diversas novidades e modismos. “Toda e qualquer tendência precisa vir acompanhada de uma robustez do negócio”, afirmou. Ele enumerou algumas das tendências vividas pelos universos da comunicação e tecnologia – como o metaverso – e, falando sobre a Inteligência Artificial, explicou como novidades vivem um ciclo de expectativas e, em alguns casos, de desilusão.
“Inteligência artificial só ganha tração quando tem popularidade”, afirmou. Para ilustrar, ele recorreu ao “Gartner Hype Cycle”, metodologia da consultoria Gartner que analisa a viabilidade de novas tecnologias conforme sua relevância e sua aplicabilidade. Sbarai dividiu esse ciclo em cinco momentos. Em um primeiro momento, ocorre um gatilho tecnológico, em que a novidade gera discussão, o que leva a um segundo momento, o pico de expectativas infladas. Esse pico é seguido pelo terceiro momento, o vale da desilusão, em que o interesse em torno da nova tecnologia cai conforme ela não entrega os resultados esperados. O quarto momento é a ladeira do encantamento, em que há uma maior compreensão em torno dessa nova tecnologia e, gradualmente, seus benefícios se tornam mais conhecidos. O quinto e último momento é o platô da produtividade, em que a tecnologia é adotada amplamente, após demonstrar sua viabilidade e seu retorno.
+Abertura
+Tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas
+CEOs em foco: Comunicação de impacto na era da transformação
+Mídia tradicional x Marketing de influência: Os limites da batalha pela audiência na era da inteligência artificial
+O desafio da comunicação interna na transição de mídias e gerações
+Fake news x Fact checking: A atualização da legislação na era da transição das mídias
+Tendências na carreira de comunicadores: Jornalismo de influência
+Governança e clima: Como a comunicação empresarial pode se engajar em temas como o G20 e COP30
+O que você precisa saber sobre mudanças climáticas no Brasil
“Hoje, há uma corrida entre as IAs pela maior moeda da sociedade, que é a atenção. Mas qual mecanismo de IA vai ser usado pela sociedade para responder às dúvidas das pessoas?” perguntou.
A 8ª edição do Aberje Trends contou com o patrocínio de BASF, Bayer, ENGIE Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, LATAM Airlines, Arcos Dorados, Novo Nordisk e Stellantis; o apoio da CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K Comunicação e Tetra Pak; e media partner de InfoMoney e propmark.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados