PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de junho de 2024

Palestra no Aberje Trends discute expectativas, encantamento e desilusão com novas tecnologias

Rafael Sbarai, da Globo, falou sobre o ciclo de adoção de soluções e comentou desafios da inteligência artificial
Mario Bucci
Crédito: Tati Nolla
 
  • COMPARTILHAR:

“Por que devemos ter cuidado com a expressão ‘tendência’”? Foi com esse questionamento que Rafael Sbarai, head de Produto do Cartola Express, da Globo, abriu a palestra “O que é uma tendência e como trabalhar com ela”, realizado durante a 8ª edição do Aberje Trends, que aconteceu na terça-feira (25) em São Paulo, no Teatro Bravos.

Em sua fala, Sbarai destacou o atual excesso vivido no mercado de comunicação, com a produção constante de relatórios extensos sobre as mais diversas novidades e modismos. “Toda e qualquer tendência precisa vir acompanhada de uma robustez do negócio”, afirmou. Ele enumerou algumas das tendências vividas pelos universos da comunicação e tecnologia – como o metaverso – e, falando sobre a Inteligência Artificial, explicou como novidades vivem um ciclo de expectativas e, em alguns casos, de desilusão.

Crédito: Tati Nolla

“Inteligência artificial só ganha tração quando tem popularidade”, afirmou. Para ilustrar, ele recorreu ao “Gartner Hype Cycle”, metodologia da consultoria Gartner que analisa a viabilidade de novas tecnologias conforme sua relevância e sua aplicabilidade. Sbarai dividiu esse ciclo em cinco momentos. Em um primeiro momento, ocorre um gatilho tecnológico, em que a novidade gera discussão, o que leva a um segundo momento, o pico de expectativas infladas. Esse pico é seguido pelo terceiro momento, o vale da desilusão, em que o interesse em torno da nova tecnologia cai conforme ela não entrega os resultados esperados. O quarto momento é a ladeira do encantamento, em que há uma maior compreensão em torno dessa nova tecnologia e, gradualmente, seus benefícios se tornam mais conhecidos. O quinto e último momento é o platô da produtividade, em que a tecnologia é adotada amplamente, após demonstrar sua viabilidade e seu retorno.

+Abertura
+Tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas
+CEOs em foco: Comunicação de impacto na era da transformação
+Mídia tradicional x Marketing de influência: Os limites da batalha pela audiência na era da inteligência artificial
+O desafio da comunicação interna na transição de mídias e gerações
+Fake news x Fact checking: A atualização da legislação na era da transição das mídias
+Tendências na carreira de comunicadores: Jornalismo de influência
+Governança e clima: Como a comunicação empresarial pode se engajar em temas como o G20 e COP30
+O que você precisa saber sobre mudanças climáticas no Brasil

“Hoje, há uma corrida entre as IAs pela maior moeda da sociedade, que é a atenção. Mas qual mecanismo de IA vai ser usado pela sociedade para responder às dúvidas das pessoas?” perguntou.

A 8ª edição do Aberje Trends contou com o patrocínio de BASF, Bayer, ENGIE Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, LATAM Airlines, Arcos Dorados, Novo Nordisk e Stellantis; o apoio da CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K Comunicação e Tetra Pak; e media partner de InfoMoney e propmark.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade
  • Global Alliance lança carta de compromisso com princípios de uso responsável da IA na comunicação corporativa
  • Diretor-presidente da Aberje publica artigo n’O Globo sobre importância do terceiro setor
  • Nova série do podcast FalAção discute mensuração e impacto na comunicação corporativa
  • Comitê da Aberje recebe Erick Bretas, CEO do Estadão, para debate sobre jornalismo, tecnologia e relacionamento com marcas

ARTIGOS E COLUNAS

  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia
  • Paulo NassarTerceiro setor é essencial
  • Leila GasparindoFora da empresa, dentro da estratégia: por que precisamos olhar para o humano por inteiro na Comunicação Interna
  • Maria Claudia BacciComunicação com transparência: o diferencial competitivo para dizer o que importa e mostrar como se faz
  • Carina AlmeidaAudiência cativa? Nem dentro de casa

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade