19 de abril de 2024

Diretor da Aberje lança livro sobre a teoria sentimentalista de David Hume

Na era da visibilidade e do cancelamento, autor do clássico Tratado da Natureza Humana retorna para nos mostrar o peso das noções de reputação e simpatia na sociabilidade humana cada vez mais ameaçada pela imposição digital

Um dos maiores filósofos da modernidade contestou o império da Razão nos campos do conhecimento e da moral, atribuindo às paixões, aos sentimentos, aos impulsos, o governo da vida social e da própria ideia de justiça. Trezentos anos depois, suas ideias continuam vivas e dialogam com uma realidade social com a qual ele mesmo sequer poderia sonhar: a nossa. 

Na obra, Hamilton dos Santos identifica de maneira inédita a centralidade da ideia de reputação no pensamento do escocês. A reputação é, ali, a forma geral das “opiniões que formamos acerca de nossos parentes, colegas e modelos, até a avaliação pública de uma marca, empresa ou representante político”; em suma, ela diz respeito “ao valor (positivo ou negativo) que algo ou alguém tem aos nossos olhos — seja no âmbito particular, seja no público”. Ora, se a reputação, conduzida sobretudo pelo princípio da simpatia, é o elo que conecta nossas paixões em uma dinâmica social, é ela também que deve estar na base de um conceito de justiça que emerja da complexidade das sociedades passionais. “Reside aí a coerência do método científico humiano”, dos Santos nos explica, “ele mostra o esforço sensível de encontrar o fundamento de uma natureza imaginada onde se enraízem, na experiência, ideias que somos capazes de inferir da [nossa] imperfeição: a constância, a harmonia, o equilíbrio, o bem geral”.

Mais do que nunca, nossa moralidade, política, propaganda, empreendedorismo, além de grandes indústrias como o esporte, a moda e os espetáculos, têm como eixo central um discurso calcado em paixões – são a compaixão, o ódio, a empatia, o êxtase, a vergonha, o orgulho, que estão na base de nossos valores. Um filósofo que soube depreender das paixões as ideias de justiça e de harmonia social, portanto, continua imprescindível. O livro é ao mesmo tempo uma introdução em linguagem acessível a um dos pensadores mais influentes de toda a história e uma análise aprofundada de sua teoria das paixões.

Jornalista, mestre e doutor em filosofia pela USP, Hamilton dos Santos é também diretor-executivo da Aberje, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. A obra é publicada pela Iluminuras, que se destaca no mercado editorial com livros dedicados à filosofia moderna. Afinal, como o autor observa, “é verdade que entre os especialistas — filósofos, sociólogos, historiadores, psicólogos —, os últimos três séculos foram profícuos na criação de teorias que buscaram reformar nossos modos de autointerpretação, mas os pensamentos mais inventivos, de grande qualidade, costumam carregar um valor próprio, uma pertinência que não se apaga com o tempo”.

O evento oficial de lançamento será no dia 06 de maio, na Livraria Travessa, em Pinheiros, São Paulo/SP. A entrada é gratuita, para inscrever-se, clique aqui.

Para adquirir a obra, clique aqui.

Título: O TRIUNFO DAS PAIXÕES | David Hume e as artimanhas da natureza humana

Autor: Hamilton Dos Santos Editora Iluminuras | 228 páginas | formato: 15,5×22,5 cm 

ISBN: 978-65-5519-215-5 

R$ 98,00

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