08 de outubro de 2023

Dia da Comunicação Empresarial: como a comunicação ganhou protagonismo nas empresas

Nos últimos anos, a comunicação corporativa vem ganhando percepção estratégica e orçamento desafiando o comunicador, que também assume cada vez mais o papel de gestor

Neste domingo (dia 8) é comemorado o Dia Nacional da Comunicação Empresarial, data da fundação da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Neste dia, celebramos a conquista de espaço dentro da mesa decisória nas organizações. Em constante transformação, a comunicação corporativa ganhou, nos últimos tempos, um protagonismo nunca antes visto, impactando significativamente o mundo empresarial. 

A disrupção em curso, acelerada pela pandemia, impõe a todos uma nova forma de se comunicar e de se relacionar. Isso acontece não só por causa da tecnologia digital, mas também porque a sociedade está cada vez mais exigente e observadora quanto ao posicionamento das organizações, que agora contam com novas demandas consideráveis.

O diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje e professor titular da ECA/USP, Paulo Nassar salienta que as organizações tornaram-se agentes fundamentais para a criação de valores na sociedade e que uma dessas demandas é o diálogo permanente com os públicos. “A capacidade de promover o diálogo constante entre os diversos públicos das empresas e instituições que representam – tendo como guias a ética, a inovação, a pluralidade e o humanismo -, faz dos comunicadores pessoas fundamentais na elaboração, promoção e difusão das visões estratégicas dessas organizações”, afirma. 

Nesse cenário, o executivo de comunicação é desafiado a assumir novas competências e habilidades. Fica claro que esse comunicador-gestor terá de unir, cada vez mais, técnicas de gestão de pessoas e de comunicação à capacidade de gerenciar valores financeiros, como os apontados pela pesquisa exclusiva realizada pela Aberje, que constatou que a comunicação corporativa é um setor que movimenta no Brasil R$ 35 bilhões em 2023. 

“Esse resultado sugere a importância crescente e a complexidade do mercado de comunicação empresarial. Ou seja, os desafios serão cada vez maiores e somente habilidades de gestão serão capazes de prover os comunicadores com conhecimentos sólidos para participar como protagonistas das transformações organizacionais”, complementa o diretor-executivo da associação, Hamilton dos Santos.

Aberje: 56 anos de associativismo, a união de esforços em prol da comunicação

O dia 8 de outubro também marca a fundação da Aberje, em 1967. Desde os tempos em que ocupava um pequeno espaço na Rua Dona Antônia de Queirós, no centro de São Paulo, a Aberje, então sigla para “Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas”, segue fomentando o desenvolvimento da comunicação corporativa no Brasil e defendendo a comunicação como uma competência fundamental para o sucesso nos negócios.

São 56 anos proporcionando o convívio entre pares, que compartilham práticas, desafios e experiências comuns. Com a missão de produzir e disseminar conhecimento para fortalecer a comunicação das empresas e instituições e reforçar o papel estratégico do comunicador, a Aberje oferece formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área.

“A Aberje é um espaço privilegiado e seguro para um aprendizado mútuo e reflexão sobre a função social de sua profissão, de reforçar o papel estratégico e cidadão do comunicador. Aqui, empresas, profissionais e acadêmicos descobrem que seus interesses particulares também são interesses da sociedade”, destaca o diretor-executivo da associação, Hamilton dos Santos.

Continuamente, a associação desenvolve pesquisas, estudos estratégicos e publicações para a comunicação, oferece cursos e eventos de capacitação, promove trocas de conhecimentos entre as associadas e reconhece as melhores práticas e os profissionais da área. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com presença nos boards de instituições internacionais como Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

 

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