PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
14 de fevereiro de 2025

Curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras aborda governança em patrocínios

Capacitação discute boas práticas e desafios da gestão cultural
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Escola Aberje de Comunicação, com patrocínio da Petrobras, vai oferecer em março o curso “Escola Aberje de Comunicação e Petrobras apresentam: A Importância dos Processos de Governança nos Patrocínios Culturais”. O objetivo da capacitação é qualificar profissionais na gestão de investimentos culturais incentivados, abordando aspectos legais, operacionais e estratégicos. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Com carga horária de seis horas, o curso será ministrado por duas especialistas no tema: Erica Morizono e Penélope Portugal. Morizono, comunicadora com mais de 20 anos de experiência, é especialista em planejamento estratégico e projetos incentivados. Líder da Solução Cultura, consultoria dedicada às áreas cultural e socioeducativa, já integrou o Comitê de Gestão Cultural da Aberje e o Seminário Aberje de Gestão Cultural. Penélope Portugal é diretora executiva do Instituto Usiminas desde 2016, especialista em Gestão de Projetos e Arte-Educação, com vasta experiência em investimento social privado, leis de incentivo e gestão de espaços culturais.

O programa do curso está dividido em três módulos.

No primeiro, “Introdução e Primeiros Passos na Governança de Patrocínios”, serão abordados os aspectos históricos das leis de incentivo à cultura, incluindo a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, e suas regras para empresas patrocinadoras. Os participantes também vão discutir a relação entre ESG e investimentos culturais privados, com atividades práticas sobre esses conceitos.

O segundo módulo, “Prática Operacional dos Fluxos de Governança”, vai detalhar os processos internos das empresas para avaliação e seleção de projetos culturais, envolvendo áreas como comunicação, jurídico e tributário. Também tratará da formação de comitês para análise de propostas e do processo de formalização do relacionamento entre patrocinadores e proponentes.

No terceiro e último módulo, “Mensuração e Resultados Pós-Patrocínio”, os participantes aprenderão sobre a elaboração de relatórios de resultados, a verificação do cumprimento de contratos e a geração de indicadores internos e externos. O módulo também vai abordar a prestação de contas para comitês, acionistas e CEOs, destacando os desafios da gestão cultural.

Com um enfoque estratégico e prático, a capacitação busca aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam na gestão de investimentos culturais, garantindo maior transparência e eficiência nos processos.

Labs

O curso é parte de um projeto de patrocínio fechado com a Petrobras em 2023, que prevê a realização de quatro Labs, além desta capacitação. Até o momento, já foram realizados dois dos quatro Labs previstos. No dia 08 de agosto de 2024, o Lab de Comunicação para patrocínio e apoio à Cultura discutiu cases e melhores práticas para patrocínio e apoio à Cultura, com a presença de profissionais do setor da Comunicação e da Cultura na sede da Aberje em São Paulo. Em 24 de setembro de 2024, o Lab de Comunicação para Ações com Influenciadores discutiu como as empresas estão integrando influenciadores em suas estratégias de comunicação, reforçando a importância da humanização e da autenticidade no engajamento com o público.

Os Labs de Comunicação da Aberje são eventos imersivos voltados para o desenvolvimento de estratégias na comunicação corporativa. Eles reúnem profissionais e especialistas para explorar tendências e trocar experiências sobre desafios reais enfrentados pelas organizações.

Os Labs podem abordar temas como ESG, inovação, inteligência artificial, comunicação interna e reputação, sempre com um formato dinâmico que estimula a cocriação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Serviço:
Datas: 13, 20 e 27 de março de 2024
Aulas online às quintas-feiras
Horário: 9h – 11h
Carga horária: 6 horas
Inscrições gratuitas

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.