COP28: o que os comunicadores precisam saber sobre a conferência do clima

Entre 30 de novembro e 12 de dezembro, acontece em Dubai a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, ou Conferência das Partes da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), mais comumente conhecida como COP28. Existe uma grande expectativa para a entrega de acordos relevantes e/ou de um documento de intenções satisfatório.
A cúpula acontece em um momento considerado crítico para que se consiga, realisticamente, frear a crise climática, pois é preciso cortar drasticamente as emissões de carbono até 2030, para que seja possível cumprir o combinado no Acordo de Paris.
São aguardados, neste conferência de 2023, cerca de 70 mil participantes (o maior número, entre todas as COPs já realizadas), de mais de 190 países. Com um papel importante estarão os negociadores, representando todos os países, que passam o período do evento discutindo, a portas fechadas, os detalhes dos acordos que podem impulsionar as ações de combate às mudanças climáticas. Os países também enviam ministros ou outros representantes e, muitas vezes, comparecem chefes de estado, que podem ajudar a concretizar acordos ou documentos. A comitiva brasileira é a maior do evento, contando com diversas associadas da Aberje, como Gerdau, Braskem, Ibram, Sabesp, iFood, Cargill, Intel, Eletrobras, JBS, Anglo American, Amaggi, ONS, Acelen.
A Aberje também estará presente, trazendo os principais insights para comunicadores. Carlos Parente, sócio-diretor da Midfield Consulting e professor da Escola Aberje de Comunicação, representa a associação no evento, e compartilhará artigos com nossa rede. Os textos serão adicionados nesse post assim que publicados.
Insights
+ Grande expectativa! O que é a COP28 e quem participa
Destaques
- Hamilton dos Santos fala sobre oportunidades e desafios da comunicação corporativa na Semana de Integração da FGV
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Aberje abre inscrições para Comitês Temáticos de 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini A essência da comunicação integrada está no conteúdoPablo Lopes Tendências de social media para 2025Marcos Santos Ainda Estamos Aqui – Romper Fronteiras através da ArteNelson Silveira É no silêncio de um ChevroletPablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietário