COP28: o que os comunicadores precisam saber sobre a conferência do clima
Entre 30 de novembro e 12 de dezembro, acontece em Dubai a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, ou Conferência das Partes da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), mais comumente conhecida como COP28. Existe uma grande expectativa para a entrega de acordos relevantes e/ou de um documento de intenções satisfatório.
A cúpula acontece em um momento considerado crítico para que se consiga, realisticamente, frear a crise climática, pois é preciso cortar drasticamente as emissões de carbono até 2030, para que seja possível cumprir o combinado no Acordo de Paris.
São aguardados, neste conferência de 2023, cerca de 70 mil participantes (o maior número, entre todas as COPs já realizadas), de mais de 190 países. Com um papel importante estarão os negociadores, representando todos os países, que passam o período do evento discutindo, a portas fechadas, os detalhes dos acordos que podem impulsionar as ações de combate às mudanças climáticas. Os países também enviam ministros ou outros representantes e, muitas vezes, comparecem chefes de estado, que podem ajudar a concretizar acordos ou documentos. A comitiva brasileira é a maior do evento, contando com diversas associadas da Aberje, como Gerdau, Braskem, Ibram, Sabesp, iFood, Cargill, Intel, Eletrobras, JBS, Anglo American, Amaggi, ONS, Acelen.
A Aberje também estará presente, trazendo os principais insights para comunicadores. Carlos Parente, sócio-diretor da Midfield Consulting e professor da Escola Aberje de Comunicação, representa a associação no evento, e compartilhará artigos com nossa rede. Os textos serão adicionados nesse post assim que publicados.
Insights
+ Grande expectativa! O que é a COP28 e quem participa
+ Principais temas a serem discutidos na COP28
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Aberje e Ideal apresentam report Web Summit Rio
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Diálogos que conectam: mestrado profissional para comunicadores do terceiro setor é lançado; inscrições vão até o dia 20
- Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados é destaque no podcast Meio Tempo, da FGV ECMI
- Tem início nova turma do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial da Aberje com FGV Rio
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo A nova era da Comunicação IntegradaPaulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”Letícia Vidica A importância da comunicação inclusiva e da filantropia estratégica na estrutura das empresasPaulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicação