PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
16 de setembro de 2022

Mais do que olhos e ouvidos

Marcos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

Não costumo escrever tanto sobre experiências pessoais, mas esta achei que valia a pena por ajudar a jogar luz sobre uma causa tão importante. E também porque nunca pensei que seria tão gratificante a missão de ajudar alguém fazendo o que se gosta. Pois bem, faz 12 anos que adotei a corrida como principal atividade esportiva para a manutenção de minha saúde física e mental. De lá para cá foram dezenas de provas, entre elas sete edições da São Silvestre, duas meia-maratonas e assim por diante.

No entanto, sobretudo no período mais crítico da pandemia e com a ausência das corridas de rua, percebi que treinar sozinho já não fazia o mesmo sentido, ainda que com uma boa playlist como “companheira”. Foi então que conheci o trabalho da Achilles International (https://www.achillesinternational.org/), uma organização global que atende mais de 150 mil AcDs – Atletas com Deficiência em 38 capítulos (localidades) em 17 países, entre eles o Brasil. Nos EUA, existem 28 capítulos em 19 estados (+DC).

A história da criação da entidade por si já é inspiradora. Em 1976, Dick Traum tornou-se o primeiro amputado a completar a maratona de Nova York, chegando na última colocação. Ele queria que mais pessoas como ele completassem esse tipo de prova, mas sabia que não conseguiria isso chegando sempre em último lugar. Com esse sonho na cabeça, Dick reuniu alguns colegas e sete anos depois fundou a Achilles, com o objetivo de ajudar outras pessoas com deficiência a superarem desafios através do esporte e, com isso, potencializar o senso de conquista e autoestima. Aqui no Brasil, a Achilles atua desde 2006 e conta com um grupo de guias voluntários que apoiam não apenas com seus olhos e ouvidos, mas também com gestos de amizade, cuidado e empatia quase uma centena de AcDs.

De acordo com dados do IBGE de 2019, o Brasil tem mais de 17,3 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,4% da população acima de dois anos. Infelizmente, muitas dessas pessoas que poderiam sair de casa para exercitar-se não o fazem por vários motivos, como falta de acessibilidade, apoio e incentivo. É isso que a Achilles busca agregar ao criar uma comunidade entre guias e atletas e promover interações que permitem a ambos os grupos um aprendizado ímpar. Já participei de alguns treinos e de uma corrida de rua e certamente aprendi mais do que pude doar. Cada experiência é única e igualmente reconfortante e recompensadora.

Faço esse testemunho para estimular que mais pessoas conheçam a entidade, ajudem a divulgar e também venham fazer parte. Não é preciso ser atleta profissional para tornar-se guia na Achilles. Com base em treinamentos e no condicionamento físico informado, realiza-se um pareamento entre guias e AcDs para caminhadas e corridas, sempre dentro dos limites de cada indivíduo e com o acompanhamento de guias mais experientes no período de capacitação. Unir a paixão pelo esporte a uma causa como a inclusão é uma motivação a mais para acordar bem cedo, calçar o tênis e correr ou caminhar com um colega por algo que se acredita.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcos Santos

Marcos Santos é Diretor de Marketing e Demand-Generation da Unisys para América Latina, responsável pelo planejamento e execução das iniciativas de brand awareness e geração de demanda na região. Antes de ingressar na Unisys em 2012, Marcos desempenhou funções seniores em agências de Relações Públicas, como Sing Comunicação, Fundamento Grupo de Comunicação e Andreoli MSL. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Marcos possui MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje, curso de extensão (pós-graduação) em Análise de ROI em Programas de Marketing e Comunicação pela USP e completou o Programa MicroMaster em Digital Leadership pela Universidade de Boston.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade