Vanguarda da Criatividade: Destaques e Reflexões do Festival de Cannes para comunicação
Chegou, hoje, ao fim, o Festival de Criatividade de Cannes na França. E eu tive a honra de representar a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em seu début no evento, buscando expandir o conhecimento sobre excelência criativa e inovação e, também, criar novas conexões. Foram dias intensos de muita troca, reflexão e aprendizados, que trouxeram alguns insights interessantes, para pensarmos o futuro do branding e da comunicação como um todo.
Primeiramente, nota-se o protagonismo das empresas de tecnologia, como Meta, Google e TikTok, que organizaram vários eventos paralelos ao festival, dominando as conversas de mídia. Já se discute, por exemplo, que serão essas organizações que vão liderar as discussões em torno de uma nova ordem geopolítica mundial. Também nessa frente, foi quase um consenso a visão de que a inteligência artificial chegou para ficar, mas que está a serviço da criatividade e não contra ela.
Felizmente, vi no evento um crescimento da presença da indústria B2B, como a Gerdau, no festival, o que aponta que o setor industrial está disposto a ampliar seu diálogo com a sociedade em geral. B2B, inclusive, virou oficialmente uma categoria da premiação.
As inúmeras rodas de conversa e painéis também reforçaram o protagonismo da comunicação como um agente de impacto positivo na sociedade e a importância de se levar o conceito ESG como conteúdo e forma de comunicação. Também notei uma maior presença de profissionais de comunicação corporativa, como eu, em Cannes, o que, reafirma que, diante dos desafios apresentados, estes profissionais devem cada vez mais assumir o protagonismo na industrial global da comunicação.
Por fim, destaco que a Gerdau também fez sua estreia não só na plateia, mas também concorrendo em três categorias – “Sustainable Development Goals”, “Entertainment” e “Entertainment for Music” – com o case da construção da cenografia do Palco Mundo, do Rock in Rio Brasil 2022, a partir de mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável. Fico muito orgulhoso de ter podido dividir esse case, que destaca a importância da cadeia da reciclagem na vida das pessoas e em aspectos de sustentabilidade, com colegas de diversos países durante o festival.
Acredito que é importante oxigenarmos nossa visão não só sobre comunicação e marca, mas, também, sobre experiências plurais em frentes criativas. Na Gerdau, mesmo sendo uma indústria B2B, buscamos cada vez mais conectar nossa marca com mais pessoas a partir de experiências de comunicação e engajamento inovadoras, posicionando a empresa como uma lovebrand no setor industrial. E em Cannes não foi diferente.
Destaques
- Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
- Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
- Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
- Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
- Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RHOliver Duarte O papel de PR em tempos de tanta tecnologiaHamilton dos Santos A comunicação precisa ser parte do legado da COP30