Carolina Terra organiza livros gratuitos sobre influência digital e “washing” na comunicação

Dois livros organizados por Carolina Frazon Terra, professora da ECA-USP e da Escola Aberje, ampliam o debate sobre os desafios contemporâneos da comunicação no ambiente digital e sobre práticas discursivas que impactam a reputação de organizações, marcas e instituições. As publicações, gratuitas e disponíveis on-line, reúnem pesquisas acadêmicas voltadas a profissionais, pesquisadores e estudantes da área. Os links para download estão no fim da matéria.
Um dos lançamentos é “Washing Mania: glossário de termos sobre as práticas de washing”, e-book que sistematiza e explica conceitos associados às estratégias de “washing” — práticas comunicacionais por meio das quais empresas ou organizações buscam aparentar compromissos ambientais, sociais, de governança ou ideológicos sem respaldo em ações concretas. Em formato de glossário, a obra aborda expressões como greenwashing, socialwashing e diversity washing, entre outras, cada vez mais presentes no debate público e corporativo.
A publicação é resultado de atividades desenvolvidas por alunos dos cursos de Relações Públicas e Turismo da ECA-USP, na disciplina Ética e Governança nas Organizações, ministrada por Carolina. Além de organizar o volume, a professora também assina alguns verbetes. A proposta do livro é contribuir para a formação de uma leitura crítica da comunicação institucional, oferecendo subsídios para identificar discursos que podem mascarar a realidade e induzir a percepções equivocadas. O título da obra foi sugerido por uma das autoras, a aluna Maria Eduarda Vital Ramos.
O segundo lançamento, “Quebrando o tabu: política, religião e futebol sob a ótica da influência”, é organizado por Carolina em parceria com Adriano Batista Rodrigues, Eric de Carvalho e Margareth Boarini. Com prefácio de Luiz Alberto de Farias, professor titular da ECA-USP, o livro reúne 13 artigos que analisam como temas historicamente associados à polarização no Brasil são ressignificados no contexto das plataformas digitais e da economia da influência.
Dividida em quatro eixos – política, religião, futebol e apostas –, a obra aborda desde o posicionamento de marcas em temas sensíveis e os desafios reputacionais de figuras públicas nas redes sociais até o papel dos algoritmos na mediação de debates, a influência da inteligência artificial, a comunicação religiosa no ambiente digital e a transformação do consumo de esportes. Os textos são assinados por pesquisadores vinculados ao Influcom, grupo de pesquisa liderado por Carolina Terra, dedicado aos estudos sobre influência, visibilidade e comunicação em tempos de plataformas sociais e digitais.
Saiba mais
Washing mania: glossário de termos sobre práticas de washing
Organizadora: Carolina Frazon Terra
Páginas: 57
ISBN 978-85-7205-320-4
DOI 10.11606/9788572053204
Disponível gratuitamente neste link
Quebrando o tabu: política, religião e futebol sob a ótica da influência
Organizadores: Carolina Frazon Terra, Adriano B. Rodrigues, Margareth Boarini e Eric de Carvalho
Editora Fi
Páginas: 251
ISBN: 978-65-5272-212-6
DOI: 10.22350/9786552722126
Disponível gratuitamente neste link e neste link
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom
- Boticário, Diageo, iFood e Localiza apresentam estratégias de Carnaval





























