08 de abril de 2024
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Terceira edição do Fórum Ambição 2030

 

A terceira edição do Fórum Ambição 2030, promovida pelo Pacto Global da ONU e pela AYA Earth Partners, com apoio da Ambipar, ocorreu dia 02 de abril de 2024, no hotel Rosewood, São Paulo.

O Fórum não é apenas um encontro, mas um catalisador de mudanças significativas, como se autodenomina. Ele é projetado para mobilizar empresas e organizações brasileiras em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), focando especialmente nos 10 movimentos de transparência que compõem o Ambição 2030, sendo eles: Transparência 100%, Elas Lideram 2030, Mente em Foco, Raça é Prioridade, Salário Digno, +Água, Ambição Net Zero, Conexão Circular, Impacto Amazônia e Educa 2030.

A arena de discussões pela manhã teve a participação das jornalistas Joyce Ribeiro e Sônia Bridi como entrevistadoras e a empresária Maite Schneider, fundadora da Transempregos, como mestre de cerimônias. A Abertura do evento foi realizada por Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU, Rachel Maia, presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU, Patricia Ellen, sócia líder da Systemiq no Brasil e co-fundadora da AYA Earth Partners, Alcione Albanesi, fundadora e Presidente da ONG Amigos do Bem e, pelo líder empresarial e ativista Paul Polman, seguido da apresentação da Luíza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luíza.

Na parte da tarde, com o propósito de transformar demandas em trabalhos, cinco salas de dinâmicas ocorreram simultaneamente: Sala de Direitos Humanos, Sala Dinâmica Anticorrupção, Sala Dinâmica Meio Ambiente, Sala Dinâmica AYA Earth Partner e a Sala Dinâmica Projeto COP 30: Plataforma de Ação para Comunicar e Engajar.

A PACE, Plataforma Ação para Comunicar e Engajar, colaborou com a discussão sobre a importância de uma boa comunicação em sustentabilidade e o papel do comunicador nas COPs. A Aberje participou da sala, representada pelo diretor-executivo da associação, Hamilton dos Santos que trouxe à tona o tema do ano na Associação (Comunicação para a transição) e a importância da comunicação estratégica estar a serviço das grandes transições que passamos, especialmente a crise climática enfrentada. Também estiveram presentes na sala Victor Pereira, responsável pelas Relações com Associados, Relações Institucionais e Internacionais da Aberje, bem como a consultora em Sustentabilidade e representante da Aberje na PACE, Natália Tamura.

Ainda durante o encontro foram debatidos o combate ao greenwashing, o domínio sobre os critérios ESG e como a Comunicação pode trazer resultado positivo à reputação das organizações. Também foi lançado o projeto Missão COP 30 – Curso Preparatório de Comunicadores, idealizado pela Plataforma de Ação Para Comunicar e Engajar em parceria com a Aberje, com o objetivo de preparar os profissionais de Comunicação das empresas para atuarem de forma crítica na cobertura da COP 30.

Participaram também da discussão Roberta Machado (InPress Porter Novelli) e Romeu de Bruns (Itaipu Binacional e coordenador da PACE), mediados pela Karla Rondon Prado (Pacto Global da ONU – Rede Brasil).

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Natalia de Campos Tamura

Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU Desenvolve consultoria em processos de gestão da sustentabilidade e atua como facilitadora de diálogos com experiência em metodologias colaborativas de participação e estruturas libertadoras

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *