Presença digital: qual a real necessidade para o seu negócio?

O impacto da pandemia foi muito além da área da saúde. Ela acelerou nossa adaptação no meio digital, que andava a passos lentos, e obrigou àqueles que relutavam para se render à tecnologia a levantarem a bandeira branca e transformarem seu comportamento e usabilidade nesse universo de facilidades.
O resultado disso é que, sem dúvidas, nunca estivemos tão conectados como hoje, seja para se comunicar, locomover, trabalhar, entreter e fazer negócios. Você consegue imaginar uma viagem sem Google Maps? Ou uma call de time com colaboradores do mundo inteiro sem as plataformas de reuniões virtuais? Sendo bem sincero, eu não consigo! Não estou falando de dependência digital, mas sim de necessidade.
O digital se tornou essencial em nossa rotina pessoal e profissional. Sabe aquele ditado que diz “ou sua empresa está no digital, ou ela não existe”? Parece terrível, mas não poderia ter usado palavras melhores. É fundamental que as empresas estejam presentes neste meio, afinal, se a empresa não acompanhar essa digitalização global, não restam dúvidas de que ficará para trás e não terá chances no mercado.
Desde a padaria da Dona Maria da rua da sua casa até uma multinacional, estar na internet é o que vai destacar a sua empresa, torná-la ainda mais relevante no seu segmento e atrair mais leads.
Como é estar presente nos meios digitais?
Não estou falando apenas de sites e perfis em redes sociais. É preciso um blog corporativo bem ranqueado em SEO, cadastro no Google Meu Negócio, campanhas digitais e e-mail marketing. Afinal, a empresa precisa ter conteúdos relevantes para atingir o seu público-alvo e atrativos o suficiente para mantê-lo fiel, ou seja, interagindo com a marca.
Esse é um passo importante na comunicação de uma empresa, pois nos permite ter dados mais específicos de cada um ou de um determinado grupo e, atualmente, essas informações são valiosas e darão mais vantagens para conhecer e atingir de forma mais precisa o seu público
E o que fazer na prática?
Entenda o seu público-alvo, estude os interesses da sua buyer persona e crie conteúdos assertivos relacionados aos temas relevantes para o seu cliente.
Crie uma estratégia de comunicação e mantenha frequência e constância – esse é o ponto-chave para começar a ser presente no digital. Use os resultados como insights para entender o que o seu público realmente quer ver!
Um exemplo clássico nessa transformação é a Magazine Luiza, que além de ser uma empresa relevante no mundo físico, é um grande exemplo do digital, se fazendo cada vez mais presente e criando estratégias únicas nesse meio.
Vocês têm noção que a Lu se tornou a influenciadora mais seguida do mundo? Sim, estou falando do avatar. Ela conta com mais de 55 milhões de seguidores.
O digital é cada vez mais constante e ESSENCIAL. Presença é poder alcançar, impactar o público e conseguir se fazer constante no dia a dia.
Destaques
- Page Spring Seminar 2025 apresenta insights para comunicadores em um mundo instável
- Plataforma de Comunicação do Pacto Global se reúne em seu primeiro encontro de 2025
- Com patrocínio da Petrobras, aula inaugural de curso sobre patrocínios culturais destaca governança e impacto social
- Relatório de Atividades 2024 da Aberje destaca conquistas e ações realizadas no ano
- Mulheres na comunicação corporativa: desafios e avanços na busca por equidade
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!Marcos Santos O brilho é delas!Giovanni Nobile Dias Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistas