Aliança Aberje de Combate às Fake News lança newsletter mensal
27 de agosto de 2021
  • English

Relatório gratuito irá trazer uma série de conteúdos sobre desinformação

Esta semana, a Aliança Aberje de Combate às Fake News – primeira iniciativa coletiva do setor empresarial para o combate à desinformação no país, surgida no LiderCom, grupo que reúne as lideranças de comunicação empresarial – lança uma newsletter mensal que traz informações sobre fake news no Brasil e no mundo. São conteúdos sobre desinformação que podem impactar os negócios, especialmente aquelas que ameaçam pautas como sustentabilidade, diversidade e democracia.

Nesta primeira edição, a seção Radar mostra o que vem por aí de ameaças informativas para as empresas, em Mural, algumas das principais fake news checadas no período que envolvem marcas e instituições, como a questão das mudanças climáticas ou o voto auditável impresso, por exemplo.

A seção Fakenômetro traz o monitoramento do volume de desinformação com gráficos classificados por marcas, área e gravidade da notícia. A news também traz nuvens de palavras de notícias verdadeiras e falsas e dicas sobre como proceder para evitar que a empresa seja envolvida em fake news.

* O relatório é gratuito e qualquer pessoa pode assinar para recebê-lo mensalmente. 

Sobre a Aliança

Denominada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação”,  o objetivo, em um primeiro momento, é resolver uma das principais condições que fazem prosperar as notícias falsas na sociedade: a educação midiática. A  iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade.  Nas redes sociais, a hashtag da Aliança é  #JuntosContraFakeNews.

 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.