27 de agosto de 2021

Aliança Aberje de Combate às Fake News lança newsletter mensal

Relatório gratuito irá trazer uma série de conteúdos sobre desinformação

Relatório gratuito irá trazer uma série de conteúdos sobre desinformação

Esta semana, a Aliança Aberje de Combate às Fake News – primeira iniciativa coletiva do setor empresarial para o combate à desinformação no país, surgida no LiderCom, grupo que reúne as lideranças de comunicação empresarial – lança uma newsletter mensal que traz informações sobre fake news no Brasil e no mundo. São conteúdos sobre desinformação que podem impactar os negócios, especialmente aquelas que ameaçam pautas como sustentabilidade, diversidade e democracia.

Nesta primeira edição, a seção Radar mostra o que vem por aí de ameaças informativas para as empresas, em Mural, algumas das principais fake news checadas no período que envolvem marcas e instituições, como a questão das mudanças climáticas ou o voto auditável impresso, por exemplo.

A seção Fakenômetro traz o monitoramento do volume de desinformação com gráficos classificados por marcas, área e gravidade da notícia. A news também traz nuvens de palavras de notícias verdadeiras e falsas e dicas sobre como proceder para evitar que a empresa seja envolvida em fake news.

* O relatório é gratuito e qualquer pessoa pode assinar para recebê-lo mensalmente. 

Sobre a Aliança

Denominada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação”,  o objetivo, em um primeiro momento, é resolver uma das principais condições que fazem prosperar as notícias falsas na sociedade: a educação midiática. A  iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade.  Nas redes sociais, a hashtag da Aliança é  #JuntosContraFakeNews.

 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *