Aberje recebe BHP como nova associada
A BHP, sediada na Austrália, é líder global em mineração e atua em mais de 90 localidades em todo o mundo. A empresa produz commodities essenciais para o futuro, como minério de ferro, cobre, níquel e, em breve, potássio. A empresa atua em 90 localidades em todo o mundo e contam com 80 mil pessoas em todo o mundo.
Recentemente, a BHP celebrou um marco significativo de equilíbrio de gênero, alcançando o relevante percentual de 40% da participação de mulheres em suas operações nas Américas.
As atividades da empresa consistem especialmente em operações de minério de ferro, cobre e níquel na divisão Minerais Austrália. Já nas operações das Américas, a empresa foca na produção de cobre, minério de ferro e, em breve, potássio. No Canadá, a BHP está desenvolvendo o Projeto Jansen, de potássio, que vai aumentar substancialmente a disponibilidade deste minério no mundo, acompanhando as demandas de segurança alimentar do planeta.
Com produção comercial programada para 2026, a operação terá investimento total de US$ 5.7 bilhões, com previsão de produção por até 100 anos. Trata-se de uma das minas mais sustentáveis do mundo, com níveis reduzidos de consumo de água e emissões de carbono.
No Brasil, a BHP detém 50% de participação na Samarco, joint-venture não operada (NOJV) que produz pelotas de minério de ferro e emprega atualmente cerca de 13.000 pessoas direta e indiretamente em Minas Gerais e no Espírito Santo. É também uma das mantenedoras da Fundação Renova, que atua nas atividades de reparação pós rompimento da Barragem de Fundão, da Samarco, em 2015. A BHP Brasil sempre esteve e segue comprometida com as ações de reparação e compensação relacionadas ao tema. Até o momento, a Fundação Renova já desembolsou mais de R$ 36 bilhões nas ações de reparação e compensação pelo rompimento.
A equipe de Assuntos Institucionais e Comunicação da empresa no país é liderada pela diretora Fernanda Lavarello e conta com Danielle de Paula e Ricardo Gioia à frente dos processos de relacionamento com a imprensa, gestão de marca, social media, eventos e demais processos ligados à Comunicação Externa; Shirley Emerick é responsável por Relações Institucionais; e Luciana Moreira fica à frente do processo de Cultura e Comunicação Interna.
“Comunicação Corporativa é um processo de extrema relevância para o fortalecimento dos negócios e atuação das empresas, a partir do momento em que os ativos reputacionais abrem portas para diferentes públicos e cenários”, explica Fernanda Lavarello. “Uma boa gestão da reputação contribui para equipes mais engajadas, emergências e crises melhor geridas, gestão e confiança de stakeholders, além do fundamental exercício de influência para as melhores práticas ESG”, finaliza.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Cultura de Dados e Mensuração na Comunicação realiza segunda reunião, focada em Impacto nos Negócios
- Desafios de comunicar sobre agenda climática pautam segunda reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Engajamento em ESG
- Aberje Trends Warm Up Rio de Janeiro debate tendências da comunicação e ESG
- Empresas se organizam para apoiar vítimas das chuvas no RS
- Edição especial da newsletter Fake Alert rebate notícias falsas sobre enchentes no RS
ARTIGOS E COLUNAS
Elizeo Karkoski A Comunicação Interna não existe maisFabiana Dias Propósito, mudanças climáticas e inovação nas organizaçõesCarlos Parente Botox nas ideiasLeila Gasparindo A nova era da Comunicação IntegradaPaulo Nassar Abertura do seminário “Diálogos que conectam: A Comunicação na construção do futuro”