PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Documentos
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Labs de Comunicação
  • Trends
    • Trends RJ
    • Trends SP
    • Trends MG
  • Escola
  • Reconhecimento
    • 20 Comunicadores para Seguir
    • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Documentos
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de agosto de 2026

Coalizão Empresarial debate papel das empresas no enfrentamento à desinformação

Painel na Conferência Ethos discute atuação conjunta das organizações diante dos impactos da desinformação sobre confiança, reputação e ambiente de negócios
Mario Bucci
Marie Santini e Marcio Borges, do NetLab UFRJ; Isabel Cristina Raupp Pimentel, da Interfarma; Hamilton dos Santos, da Aberje; Cristina Garambone, da Abradee; Cristiano Lobato Flores, da Abert; e Andréa Álvares, do Instituto Ethos (foto: Mario Bucci)
 
  • COMPARTILHAR:

A atuação articulada das empresas no enfrentamento à desinformação, os mecanismos econômicos que sustentam a produção e a circulação de conteúdos falsos e os impactos desse fenômeno sobre confiança, reputação e diferentes setores da economia pautaram o painel “Confiança em Risco: O papel das empresas no enfrentamento à desinformação”, realizado na última quinta-feira (20), em São Paulo, durante a Conferência Ethos. O debate reuniu Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; Marie Santini, diretora e fundadora do NetLab UFRJ; Marcio Borges, pesquisador do NetLab UFRJ; Isabel Cristina Raupp Pimentel, diretora de Comunicação da Interfarma; Cristina Garambone, diretora-executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Abradee; e Cristiano Lobato Flores, presidente-executivo da Abert. Andréa Álvares, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, atuou como mediadora. A Abradee é associada à Aberje. Aberje, Abert, Abradee, Interfarma e Instituto Ethos, com apoio técnico do NetLab UFRJ, formam a Coalizão Empresarial contra a Desinformação.

Ao abrir a discussão, Andréa Alvares relacionou a disseminação de informações falsas à erosão da confiança, elemento que classificou como fundamental para o tecido social. “A indústria criminosa se beneficia da desinformação”, afirmou, ao observar que a desconfiança produz prejuízos e amplia a exposição da sociedade a golpes.

Marie chamou atenção para a dimensão econômica do problema e para sua presença em áreas que ultrapassam o debate político e eleitoral. Segundo ela, a desinformação é conteúdo falso produzido deliberadamente para interferir na tomada de decisão, seja explorando dúvidas, seja apropriando-se da credibilidade de pessoas e instituições. “Há lucro em cima da desinformação”, resumiu. A pesquisadora descreveu uma indústria organizada, capaz de testar narrativas em aplicativos de mensagens e posteriormente ampliar seu alcance por meio de mídia paga e redes sociais. “Não estamos falando de um fenômeno espontâneo, mas de uma cadeia produtiva estruturada”, afirmou. Marie explicou ainda que esses conteúdos são frequentemente desenhados para maximizar engajamento e conversão econômica, operando com lógicas semelhantes às do marketing digital. “Existe um processo de experimentação constante, em que narrativas são testadas, ajustadas e escaladas conforme o retorno que geram”, disse. Esse ecossistema se sustenta na monetização da atenção e na exploração de vulnerabilidades informacionais.

Marcio reforçou essa perspectiva. “Desinformação é mercado, é atividade econômica”, afirmou. Segundo ele, o tema vem aparecendo entre os principais riscos apontados nas últimas edições do Fórum Econômico Mundial, em Davos. O pesquisador também destacou a vulnerabilidade brasileira diante da combinação entre elevado consumo de informações pelas redes sociais e dificuldades para reconhecer conteúdos falsos.

Para Hamilton, a participação na Coalizão integra um movimento iniciado pela entidade em 2021, em um período de forte disseminação da desinformação no ambiente empresarial. “O papel das empresas nesse combate é imenso, elas são cobradas inclusive pela desinformação”, afirmou. Hamilton ressaltou que organizações podem ocupar posições distintas nesse ecossistema. “Em alguns casos, as empresas são vítimas da desinformação, em outras circunstâncias, são autoras da desinformação, como no greenwashing.” Segundo ele, a tecnologia também pode ser mobilizada no enfrentamento ao problema.

As experiências setoriais apresentadas mostraram como a desinformação assume consequências concretas. Isabel, da Interfarma, citou uma pesquisa segundo a qual 70% da população mundial acreditou em pelo menos um conteúdo de desinformação sobre vacinas. “Desinformação não é problema de comunicação, é um problema de saúde pública. Desinformação mata”, afirmou. Para ela, a Coalizão amplia o diálogo entre empresas e poder público e cria condições para uma atuação conjunta.

Cristina, da Abradee, relatou ocorrências no setor elétrico, como informações falsas sobre apagões e golpes envolvendo contas de energia. “Quando as pessoas podem identificar informações falsas, elas podem lutar por seus direitos”, disse.

Cristiano, da Abert, defendeu o acesso à informação confiável como resposta central ao problema. “O principal antídoto para a desinformação é a informação”, afirmou. Para ele, a expansão acelerada das tecnologias digitais trouxe responsabilidades que não acompanharam o ritmo da inovação. Nesse ambiente, acrescentou, o jornalismo ganha relevância por seu papel na verificação e certificação das informações.

Sobre a Coalizão

A Coalizão Empresarial contra a Desinformação reúne associações empresariais e organizações com o objetivo de promover uma atuação coordenada do setor empresarial no enfrentamento à desinformação. A iniciativa parte do entendimento de que o fenômeno representa um risco crescente para a democracia, a confiança institucional e o ambiente de negócios, demandando respostas estruturadas, baseadas em evidências e alinhadas às melhores práticas de governança.

Entre seus objetivos estão mobilizar o setor empresarial em torno do tema, promover ação coletiva e articulação multissetorial, apoiar a tomada de decisão com base em conhecimento técnico e fomentar boas práticas de comunicação responsável e integridade informacional. A atuação se organiza em frentes como produção e disseminação de conhecimento, desenvolvimento de diretrizes, promoção de espaços de diálogo e engajamento institucional.

Ao ampliar o papel das organizações nesse debate, a Coalizão busca contribuir para a mitigação de riscos reputacionais, institucionais e sistêmicos, além de fortalecer a construção de um ambiente informacional mais íntegro e confiável.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rafael CaliaCI Leaders: Fortalecendo a Comunidade de Lideranças da Comunicação Interna de grandes empresas
  • Paulo NassarUm evento nunca é apenas um evento
  • Nelson SilveiraSó os rituais nos salvam do algoritmo

Destaques

  • Coalizão Empresarial debate papel das empresas no enfrentamento à desinformação
  • Encontro da Aberje em Vitória debate riscos para a reputação na era da IA
  • Divulgada a lista de aprovados para nova turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados

Notícias do Mercado

  • Dialog promove evento sobre experiência do colaborador, IA e Comunicação Interna
  • Obra celebra o legado de Margarida Kunsch na Comunicação Organizacional
  • Race Comunicação promove encontro sobre influência corporativa na América Latina

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br