Estudo “PRGN Influence Insights” mostra liderança latino-americana em influência de marca

A América Latina lidera o cenário global de influência de marca, segundo o estudo “PRGN Influence Insights”, realizado pela rede global de agências de comunicação Public Relations Global Network (PRGN), da qual a Race Comunicação, associada à Aberje, é a representante exclusiva no Brasil.
O levantamento mostra que marcas latino-americanas se destacam pela capacidade de alinhar propósito, inovação e impacto social em suas estratégias de reputação. “A influência tornou-se um ativo estratégico para as marcas, pois conecta diretamente os valores corporativos às expectativas da sociedade”, afirma Gábor Jelinek, diretor-executivo da PRGN.
Entre os resultados, a América Latina apresenta índices superiores aos de todas as demais regiões analisadas (América do Norte; Europa, Oriente Médio e África (EMEA); e Ásia-Pacífico (APAC)) em fatores que moldam a percepção e o valor das marcas. A região atribui maior relevância aos valores culturais e sociais (83%) e se destaca também na valorização de práticas ESG (68%), na defesa dos funcionários (71%) e na confiança em influenciadores e embaixadores de marca (72%).
“A América Latina mostra que marcas com propósito claro, alinhadas a valores sociais e emocionalmente conectadas com seu público têm mais força e longevidade. É um modelo de influência de marca moderno, humano e alinhado às demandas da sociedade contemporânea”, destaca Rogério Artoni, CEO da Race Comunicação.
O estudo aponta ainda que a presença digital (92%), a inovação (87%) e a sustentabilidade (76%) são pilares de destaque para as empresas latino-americanas, percentuais significativamente mais altos do que os registrados na América do Norte, por exemplo.
“Essa pesquisa é a confirmação de uma transformação em curso: na América Latina, marcas relevantes são aquelas que transcendem o produto e se posicionam como agentes culturais, sociais e ambientais ativos. Em um cenário global em que influência e reputação se constroem em tempo real, a LATAM se consolida como referência em influência de marca orientada por valores concretos”, conclui Artoni.
O estudo completo PRGN Influence Insights está disponível neste link.
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Beethoven contra o ruído do mundoLuis Alcubierre Memória é métodoLeila Gasparindo Gestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiança
Destaques
- Paulo Nassar debate melancolia como sinal de lucidez em tempos de crise no Revista CBN
- Rodrigo Cogo retorna à equipe da Aberje em nova área
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
Notícias do Mercado
- Volkswagen do Brasil patrocina temporada carioca do musical Wicked
- AngloGold Ashanti apoia corrida inclusiva que marca início do mês de conscientização da síndrome de Down
- Livro de André Senador analisa integração entre comunicação, ESG e reputação corporativa





























