PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de setembro de 2025

Em ação de relacionamento, LiderCom visita restaurante do McDonald’s por meio do Programa Portas Abertas

Iniciativa de reputação da Arcos Dorados existe há mais de 10 anos e foi apresentada por Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa
Mario Bucci
Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados e integrante do LiderCom, recebe membros do Lidercom em visita a restaurante do McDonalds
 
  • COMPARTILHAR:

Na manhã da última sexta-feira, 5 de setembro, os membros do LiderCom – grupo da Aberje voltado para lideranças sêniores da comunicação corporativa – participaram de uma visita ao restaurante do McDonald’s em São Paulo. A experiência foi realizada a convite de Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados e integrante do LiderCom. A imersão é parte do Programa Portas Abertas, iniciativa da rede que completa mais de dez anos desde sua criação e já recebeu mais de 15 milhões de visitantes na América Latina, sendo 10 milhões no Brasil.

Membros do Lidercom conheceram as instalações do restaurante

O grupo foi recebido por Mariana, que fez uma breve apresentação sobre a Arcos Dorados, seguida por um tour pelas instalações do restaurante, conduzido em grupos menores. Os participantes conheceram as composteiras, o espaço do McCafé, a área de sobremesas e a cozinha, onde foram recepcionados por Fernando Henrique da Silva, gerente da unidade. Com 20 anos de experiência no McDonald’s, Fernando destacou com orgulho sua trajetória profissional e detalhou os cuidados adotados pela equipe. Entre eles, o ritual de lavagem obrigatória das mãos a cada 30 minutos e sempre que se retorna à cozinha, além da utilização de equipamentos de proteção e da observância rigorosa de normas de higiene e segurança.

Após a visita, Mariana Scalzo destacou que o Programa Portas Abertas se consolidou como uma ferramenta estratégica de reputação. “O programa é uma plataforma reputacional que está disponível para qualquer cliente que visitar um restaurante, desde que em horários e dias adequados”, afirmou, citando limitações como horários de pico, disponibilidade de equipe e cuidados com crianças. 

Mariana explicou que a Comunicação da Arcos Dorados trabalha em conjunto com 16 agências de especialidades distintas, cuidando da história por trás do produto, enquanto o Marketing se dedica à sua venda. Entre as iniciativas complementares ao Portas Abertas estão a Semana da Transparência e ações com influenciadores, voltadas à desmistificação de mitos sobre a marca. “Essas ações ajudam a derrubar boatos, que precisam ser desmentidos no mesmo canal e com a mesma linguagem em que circulam. É necessário que a comunicação seja rápida”, afirmou. Mariana enfatizou que a prioridade ao cliente continua sendo o eixo central da estratégia de reputação da marca. “A experiência do cliente é muito importante, o cliente é soberano”, resumiu. A executiva também ressaltou que a reputação corporativa exige constância: “Reputação é uma construção diária, constante e insistente. É como um relacionamento: você precisa cuidar todos os dias”.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.