Em ação de relacionamento, LiderCom visita restaurante do McDonald’s por meio do Programa Portas Abertas

Na manhã da última sexta-feira, 5 de setembro, os membros do LiderCom – grupo da Aberje voltado para lideranças sêniores da comunicação corporativa – participaram de uma visita ao restaurante do McDonald’s em São Paulo. A experiência foi realizada a convite de Mariana Scalzo, diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados e integrante do LiderCom. A imersão é parte do Programa Portas Abertas, iniciativa da rede que completa mais de dez anos desde sua criação e já recebeu mais de 15 milhões de visitantes na América Latina, sendo 10 milhões no Brasil.

O grupo foi recebido por Mariana, que fez uma breve apresentação sobre a Arcos Dorados, seguida por um tour pelas instalações do restaurante, conduzido em grupos menores. Os participantes conheceram as composteiras, o espaço do McCafé, a área de sobremesas e a cozinha, onde foram recepcionados por Fernando Henrique da Silva, gerente da unidade. Com 20 anos de experiência no McDonald’s, Fernando destacou com orgulho sua trajetória profissional e detalhou os cuidados adotados pela equipe. Entre eles, o ritual de lavagem obrigatória das mãos a cada 30 minutos e sempre que se retorna à cozinha, além da utilização de equipamentos de proteção e da observância rigorosa de normas de higiene e segurança.
Após a visita, Mariana Scalzo destacou que o Programa Portas Abertas se consolidou como uma ferramenta estratégica de reputação. “O programa é uma plataforma reputacional que está disponível para qualquer cliente que visitar um restaurante, desde que em horários e dias adequados”, afirmou, citando limitações como horários de pico, disponibilidade de equipe e cuidados com crianças.
Mariana explicou que a Comunicação da Arcos Dorados trabalha em conjunto com 16 agências de especialidades distintas, cuidando da história por trás do produto, enquanto o Marketing se dedica à sua venda. Entre as iniciativas complementares ao Portas Abertas estão a Semana da Transparência e ações com influenciadores, voltadas à desmistificação de mitos sobre a marca. “Essas ações ajudam a derrubar boatos, que precisam ser desmentidos no mesmo canal e com a mesma linguagem em que circulam. É necessário que a comunicação seja rápida”, afirmou. Mariana enfatizou que a prioridade ao cliente continua sendo o eixo central da estratégia de reputação da marca. “A experiência do cliente é muito importante, o cliente é soberano”, resumiu. A executiva também ressaltou que a reputação corporativa exige constância: “Reputação é uma construção diária, constante e insistente. É como um relacionamento: você precisa cuidar todos os dias”.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































