PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
11 de agosto de 2025

“Recap Trends” explora desafios e oportunidades tratados ao longo dos eventos em BH, SP e RJ

Especialistas exploram o papel estratégico do comunicador frente à inteligência artificial, o excesso de informação e a valorização das conexões humanas
Mario Bucci
 
  • COMPARTILHAR:

Na última quinta-feira (07), o Centro Cultural FGV no Rio de Janeiro recebeu o “Aberje Trends Afterwards – Edição Rio de Janeiro”, que encerrou os eventos sobre as tendências da comunicação corporativa iniciados em São Paulo e Belo Horizonte. Com o tema central “Nova desordem mundial”, o encontro buscou explorar como os comunicadores estão navegando em um cenário de tensões globais, impulsionadas por conflitos, caos climático e, notadamente, a inteligência artificial. O painel de encerramento, intitulado “Recap Trends BH, SP & Rio”, proporcionou uma recapitulação dos temas abordados e uma reflexão sobre os desafios e o futuro da área.

O painel contou com a participação de Antonia Moraes, gerente Executiva de Comunicação da Petros; Cristina Garambone, diretora-executiva de Comunicação e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE); e Raquel Almeida, head de Comunicação Externa e ESG da Americanas. A moderação ficou a cargo de Douglas Cantu, gerente de Eventos da Aberje.

IA e o Humano na Comunicação

Um dos pontos centrais de debate no painel foi a desmistificação da Inteligência Artificial (IA) e seu impacto no trabalho do comunicador. Cristina Garambone, da ABRADEE, ressaltou que o algoritmo não “aprende” no sentido humano, mas se aperfeiçoa. Nesse contexto, o que é humano – como o pensamento crítico, a criação de contexto e de sentido em meio à “infodemia” – ganha ainda mais relevância para os comunicadores. A ABRADEE, que representa 99,6% do mercado de distribuição de energia elétrica do país, utiliza a IA para escuta social e monitoramento de reputação, transformando dados em diálogo, especialmente para gerenciar crises que podem se espalhar rapidamente. Cristina enfatizou a necessidade de uma honestidade radical na comunicação, citando os workshops que a ABRADEE promove com jornalistas para falar sobre temas complexos do setor com total transparência.

+Aberje Trends Rio de Janeiro debate COP30 e o papel da comunicação na agenda climática
+Aberje Trends Afterwards discute resiliência da imprensa em tempos de IA e desinformação
+IA, Educação e Política: desafios e oportunidades para a comunicação corporativa no Aberje Trends Rio

Raquel Almeida, da Americanas, reiterou o otimismo em relação à IA, mas alertou sobre a fragmentação da inteligência corporativa. Para ela, a IA deve ser vista como uma ferramenta que “lava a louça” enquanto os comunicadores se dedicam ao planejamento estratégico, ao posicionamento e à governança da comunicação. A Americanas, que chegou a ter 2.500 matérias publicadas citando a marca em momentos desafiadores, utiliza a IA para processar grandes volumes de dados, mas o melhor plano de comunicação e o melhor posicionamento reativo ainda são feitos pela inteligência humana. Antonia Moraes também compartilhou o engajamento de sua equipe com as discussões sobre IA, que se tornou o grande tema do Trends. A Petros está trabalhando em um projeto piloto com o Copilot e desenvolvendo agentes de comunicação internos. Cristina Garambone acrescentou que, com a proliferação de muitas IAs e interesses no mercado, é responsabilidade dos comunicadores trabalhar na regulação e ordenamento desse ambiente, utilizando o conhecimento e o senso crítico para discernir e questionar as informações geradas pela IA.

Infoxicação e networking

Antonia Moraes destacou que o mundo hiperconectado leva ao cansaço mental e exige uma reflexão sobre o papel estratégico da comunicação corporativa. É preciso sair do excesso e migrar para uma comunicação cada vez mais estratégica, focada em experiência, que “embale” o que é entregue ao público para criar conexão e impacto, e não ser apenas “mais um enfeite”.

Em um cenário de tantas informações e, por vezes, desinformação, a valorização das conexões humanas e do networking se mostrou fundamental. As participantes reforçaram a importância de encontros presenciais para a troca de experiências e a construção de relacionamentos. Raquel Almeida, da Americanas, relatou que a empresa, que se associou recentemente à Aberje, tem usado intensamente o networking para entender as práticas de outros colegas e buscar soluções. Cristina Garambone compartilhou como os encontros em eventos da Aberje geraram discussões aprofundadas sobre temas relevantes como inteligência artificial. Antonia Moraes também expressou sua gratidão à Aberje por proporcionar esses momentos que estimulam a reflexão e geram insights valiosos, além de ser uma fonte de bons contatos.

Na conclusão do painel, Cristina Garambone destacou a intenção da ABRADEE de construir comunidades, adaptando-se às bolhas de comunicação existentes na população. Para Antonia Moraes, o tema da IA foi um grande estimulador, reafirmando que a Petros está no caminho certo com suas experimentações. Raquel Almeida finalizou sublinhando que a palavra “governança” ficou muito forte como um papel essencial da comunicação interna nas companhias.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.