Comunicação corporativa como caminho para jornalistas é tema de nova edição Jornada Galápagos realizado na Aberje

O escritório da Aberje, em São Paulo, recebeu na manhã da última segunda-feira os participantes da Jornada Galápagos de Jornalismo 2025, curso gratuito e imersivo que capacita jovens jornalistas de todo o Brasil. O encontro contou com a participação de Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, que destacou o papel estratégico da comunicação corporativa e a importância de aproximar o jornalismo do mercado da comunicação corporativa. A Aberje é uma das patrocinadoras da Jornada Galápagos.
Ao apresentar a Aberje aos participantes da Jornada, Hamilton lembrou que a associação surgiu em 1967, “praticamente dentro da Pirelli”. A empresa buscava, por meio da associação, identificar soluções para questões de comunicação que enfrentava internamente. “O nome Aberje vem da sigla de ‘Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais de Empresas”. Hoje, temos clareza de que o nosso campo é muito maior, abrangendo toda a comunicação corporativa”, afirmou. Em sua fala, Hamilton reforçou que esse campo pode e deve ser uma possibilidade profissional legítima para os jornalistas. “A comunicação corporativa lida com valores, reputação, impacto social e construção de narrativas”, disse.
De acordo com Hamilton, atualmente, a Aberje atua em quatro frentes: conteúdo; formação e carreira; reconhecimento; e advocacy. Ela é uma comunidade com mais de mil empresas associadas, responsáveis por 44% do PIB nacional e atuantes em 54 setores da economia, com 3,8 milhões de colaboradores. “Somos uma rede, uma economia e um mercado, com o objetivo de fazer os nossos associados avançarem por meio da comunicação”, destacou. Ele ressaltou a força da arte, do esporte e da cultura como plataformas de comunicação.
Hamilton também trouxe dados do estudo “Orçamento da Comunicação Empresarial”, realizado pelo Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje, com 134 empresas, e observou que, em 60% delas, a área de Comunicação responde diretamente à presidência ou à CEO. “Esse dado mostra o nível estratégico da comunicação. Mas é preciso avançar ainda mais. Em alguns casos, o profissional brasileiro ainda tem uma postura mais executora do que crítica. Precisamos olhar para isso”, continuou.
Em sua análise, reputação é um conceito central nesse cenário. “Ela é uma moeda relacional, uma redução de assimetria entre atores, uma vantagem competitiva. Não é um ativo intangível, é um recurso organizacional que exige gestão sistemática e transversal”, esclareceu Hamilton.
Sobre a Jornada Galápagos
Idealizada para fortalecer o ecossistema jornalístico, a Jornada Galápagos de Jornalismo reúne jornalistas e produtores de conteúdo para duas semanas de formação intensiva, com mais de 80 horas de atividades, entre masterclasses, painéis, entrevistas e um laboratório de criação. A seleção de participantes é orientada por critérios interseccionais, levando em conta fatores como gênero, raça, classe social e região de origem, com o objetivo de garantir diversidade e inclusão. Com início em 2019 e participantes oriundos dos 26 estados brasileiros, a Jornada é inteiramente gratuita e viabilizada por empresas e fundações que reconhecem a importância do jornalismo. A proposta é conectar jovens talentos a plataformas, veículos e organizações dispostas a investir em informação ética, diversa e qualificada.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































