Novo episódio do podcast FalAção discute resultados da pesquisa “A Comunicação nos Clubes de Futebol no Brasil”

O FalAção recebe Heloísa Rios, CEO da Universidade do Futebol; e Bernardo Itri, Vice-Presidente de Comunicação e Marketing da Federação Paulista de Futebol, para debater os resultados da pesquisa “A Comunicação nos Clubes de Futebol no Brasil”, realizada pela Aberje em parceria com a Universidade do Futebol.
A pesquisa revela que a atuação das equipes de comunicação é mais concentrada em mídias digitais (84%), relacionamento com a imprensa (82%) e imagem dos jogadores (78%), mas também se expande para áreas como comunicação interna, relações institucionais e gestão de crises. Em termos de canais, o digital domina com folga: Instagram é usado por 100% dos clubes, seguido por WhatsApp (68%) e Facebook (34%).
Além disso, 70% das áreas de comunicação já utilizam inovações, com destaque para aplicativos, ferramentas de análise de dados e, em menor escala, inteligência artificial generativa, presente em 16% das organizações.
Ainda chama a atenção o reconhecimento da importância da reputação corporativa no esporte: 96% dos respondentes afirmam que ela traz benefícios diretos à marca dos clubes, impactando inclusive na geração de receitas. O número ajuda a reforçar o protagonismo da comunicação, em um cenário cada vez mais competitivo e midiático.
Ouça aqui.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































