PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de maio de 2025

Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

Pesquisa e carta aberta revelam desafios e oportunidades para comunicadores empresariais na conferência climática
Redação Portal Aberje
Sonia Consiglio
 
  • COMPARTILHAR:

Em artigo publicado no Valor Investe, Sonia Consiglio reforça a relevância estratégica da comunicação empresarial na COP30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.

Ela baseia sua análise na pesquisa “Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30” e na “Carta Aberta Aberje para Comunicadores por Ocasião da COP30”, lançadas pela Aberje. Citando a pesquisa, ela pontua que 44% das companhias ainda avaliam sua participação na COP30, enquanto 18% já decidiram realizar palestras ou integrar debates. Ela destaca também que 47% das empresas esperam aprimorar suas estratégias ESG como impacto direto da conferência.

Sonia argumenta que a comunicação vai além de canais e relatórios; trata-se de estratégia e visão, fundamentais para diferenciação e competitividade. Segundo a autora, a COP30 é uma oportunidade única para empresas brasileiras se posicionarem globalmente no debate climático, mas exige planejamento e objetivos bem definidos. Ela também questiona a expectativa de que a COP30 influencie de forma imediata a cultura empresarial e estratégias ESG.

Ela cita a Carta Aberje, que apresenta diretrizes para comunicadores antes, durante e após a COP30. Sonia destaca recomendações como o combate à desinformação, a produção de conteúdos transparentes e o acompanhamento contínuo dos compromissos firmados. Segundo ela, uma comunicação estratégica pode ampliar o impacto da COP30 no setor corporativo e na sociedade.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.