PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa história
    • International Aberje Award
    • Documentos
    • Relatório 2025
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcast FalAção
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Trends
  • Escola Aberje
  • Reconhecimento
    • Prêmio Aberje
    • 20 Comunicadores para Seguir
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Documentos
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
05 de abril de 2017

Pinacoteca de SP e IBM criam exposição interativa com ajuda do Watson

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Quem disse que arte e tecnologia não podem andar de mãos dadas, hein? Para provar que esses dois temas têm tudo a ver um com o outro, a Pinacoteca de São Paulo estreia nesta quarta-feira (5) uma nova exposição em parceria com a IBM. Chamado de “A Voz da Arte”, o projeto recorre ao popular Watson para informar os visitantes a respeito das obras expostas no local de um jeito bem mais interessante e interativo.

De acordo com um comunicado da empresa de tecnologia – que, em 2017, completa seus 100 anos no Brasil –, educadores e curadores selecionaram algumas das peças do acervo do museu e alimentaram o sistema cognitivo da IBM com uma infinidade de informações a respeito de autores, contexto histórico e curiosidades do mundo da arte. O resultado disso? Uma proximidade maior do público com quadros e esculturas, que se tornam mais interessantes e acessíveis por conta do conteúdo extra apresentado ao longo do passeio.

Ao todo, foram necessários seis meses de “aulas” para que o Watson compreendesse o assunto e se tornasse apto a tirar as dúvidas dos convidados da Pinacoteca paulistana. “Partindo desse rico conteúdo, utilizamos as APIs de entendimento de linguagem natural e sistema de voz disponíveis no IBM Bluemix em conjunto com as capacidades cognitivas de aprendizado do Watson e criamos uma experiência simples, intuitiva e acessível”, explicou a companhia em seu site.

Basta caminhar pelo espaço para receber notificações das obras interativas – Bem bacana a ideia dessa empreitada, não é? Para que o usuário possa fazer parte dessa experiência, o museu vai disponibilizar na entrada da exposição um dispositivo eletrônico com o aplicativo que complementa “A Voz da Arte”. A partir daí, basta caminhar pelo espaço para receber notificações sempre que você estiver próximo a uma das obras interativas, com o app abrindo espaço para perguntas sobre o item – com toda a interação sendo realizada por áudio e voz e inteiramente em português.

https://www.youtube.com/watch?v=WLVi5ePu36E

O projeto “A Voz da Arte” fica disponível para os visitantes da Pinacoteca até o dia 5 de junho e pode ser conferido de quarta a segunda, das 10h às 17h, na Praça da Luz, 2. O preço integral dos ingressos fica em R$ 6, enquanto a meia para estudantes, crianças e idosos custa apenas R$ 3. Vale notar que, aos sábados, a entrada é completamente gratuita.

.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Rizzo MirandaDa eleição ao LinkedIn: por que a autenticidade virou critério
  • Marcio CavalieriEntre o impulso e a reputação
  • Elizeo KarkoskiA empresa que se declara e a empresa que se vive

Destaques

  • Gestão da reputação exige participação de lideranças e integração entre áreas
  • Capítulo Nordeste da Aberje e Supera Comunicação conectam pesquisa e prática em debate sobre reputação
  • Capítulos Aberje conectam experiências regionais à construção da comunicação empresarial

Notícias do Mercado

  • Accor lança ibis unlocked e conecta comunicação à inclusão profissional de jovens
  • Grupo In Press lança Bloom PR para atender negócios em expansão
  • P3K promove Daniela Nunes a coordenadora de Comunicação

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br