PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de julho de 2024

Aberje Trends mostra como jornalista assumiu papel de influenciadora

Leticia Vidica contou como foi da vaga CLT para o papel de CEO de seu próprio arroba
Mario Bucci
Crédito: Tati Nolla
 
  • COMPARTILHAR:

A nova era de transição trouxe caminhos novos e amplos a serem explorados no empreendedorismo, inclusive para o jornalismo. A palestra “Tendências na carreira de comunicadores: Jornalismo de influência”, realizada durante o Aberje Trends, na terça-feira (25) da última semana, trouxe Letícia Vidica, apresentadora, escritora e colunista do site Mina Bem Estar. Ao longo do evento, que aconteceu no Teatro Bravos, em São Paulo, Vidica explicou como foi para ela o processo de transição entre a vaga CLT e o papel de “CEO do meu próprio arroba”, como ela definiu.

Com a saída do emprego na CNN, a jornalista decidiu se tornar uma empreendedora de Comunicação. Aos poucos, ela foi se estruturando e identificando espaços em que poderia atuar. “Hoje, sou uma influencer jornalista”, afirmou Vidica. “Faço jornalismo nas redes sociais, mantendo a credibilidade e a veracidade das informações”, continuou. 

De acordo com Vidica, a mudança de emprego fez com que ela repensasse quem era a Letícia além do crachá, quando ela não era parte de uma organização maior, com uma função bem definida. Ao longo do tempo, Vidica identificou sua audiência e como atingi-la. Hoje ela utiliza diversas plataformas para alcançar seu público, sempre atenta aos princípios éticos que definem o bom jornalismo. A credibilidade é um componente chave para atingir o público – e mantê-lo engajado.

+Abertura
+O que é uma tendência e como trabalhar com ela?
+Tendências na gestão da reputação em tempos de mudanças sociais, políticas e tecnológicas
+CEOs em foco: Comunicação de impacto na era da transformação
+Mídia tradicional x Marketing de influência: Os limites da batalha pela audiência na era da inteligência artificial
+O desafio da comunicação interna na transição de mídias e gerações
+Fake news x Fact checking: A atualização da legislação na era da transição das mídias
+Governança e clima: Como a comunicação empresarial pode se engajar em temas como o G20 e COP30
+O que você precisa saber sobre mudanças climáticas no Brasil

Nesse processo, a descoberta de novas plataformas e o aprendizado constante foram ingredientes-chave para a jornalista empreendedora. A adoção de novas tecnologias e a busca por recursos como a IA, que facilitam o trabalho e permitem analisar métricas de desempenho, são soluções que facilitam a gestão de seu perfil no Instagram, que hoje reúne 33 mil seguidores.

“Se eu impactar uma pessoa, eu estou feliz”, concluiu Vidica.

A 8ª edição do Aberje Trends contou com o patrocínio de BASF, Bayer, ENGIE Brasil, Gerdau, Itaú Unibanco, LATAM Airlines, Arcos Dorados, Novo Nordisk e Stellantis; o apoio da CPFL Energia, Prospectiva Public Affairs LAT.AM, P3K Comunicação e Tetra Pak; e media partner de InfoMoney e propmark.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.