PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
24 de maio de 2024
BLOG Agenda 2030: Comunicação e Engajamento

Alumínio é um aliado estratégico para a descarbonização da indústria e a transição energética

 

Janaina Donas
 
  • COMPARTILHAR:

A busca por processos produtivos capazes de mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), como o gás carbônico, se torna mais urgente na medida em que eventos climáticos extremos se tornam cada vez mais comuns.

Enquanto alguns setores ainda patinam no esforço para reduzir sua pegada de carbono, em outros a transformação já está mais avançada – o que é capaz de gerar lições sobre como o consumo mais consciente e ordenado de recursos naturais e a economia circular podem atuar para, de fato, reduzir a pegada de carbono.

Neste contexto, a indústria do alumínio é um aliado estratégico para o cumprimento dos objetivos de descarbonização de seus principais mercados consumidores, em setores igualmente essenciais para a vida cotidiana e da economia.

Por exemplo, além da alta circularidade conferida ao segmento de embalagens, o metal contribui para a fabricação de veículos mais leves e com menor consumo de combustível. Sua aplicação na construção civil proporciona ganhos de eficiência energética às edificações verdes, e o seu emprego no setor elétrico facilita a expansão dos sistemas de transmissão, distribuição e geração de energia renovável com menor impacto ambiental.

Além de impulsionar a transição energética e a descarbonização em outros setores, a cadeia do alumínio brasileiro vem investindo em iniciativas para a redução de suas emissões setoriais.

Nessa linha, a descarbonização começa com processos mais ambientalmente otimizados desde a extração da bauxita (mineral que dá origem ao alumínio), passando pela produção do alumínio primário até chegar à reciclagem.

A intensidade carbônica do alumínio brasileiro é 3,3x inferior à média global, considerando todas as etapas produtivas. Outro ponto que o Brasil já é uma referência no assunto é a reciclagem.

No ano passado, 60% do metal consumido veio da reciclagem, contra uma média mundial que não chega a 30%, o que mostra a alta circularidade do material e uma vantagem competitiva global.

Não há sociedade moderna sem o alumínio. As preocupações com as mudanças climáticas têm mobilizado sociedade, academia, indústrias e governos na revisão dos hábitos de consumo, processos produtivos e na construção de políticas de controle e incentivo à redução dos níveis de emissão de gases de efeito estufa (GEE).

E a transição para uma economia de baixo carbono requer a coordenação de esforços variados, a compreensão sobre a existência de realidades distintas, a criação de um ambiente regulatório favorável ao desenvolvimento e escala de tecnologias e a colaboração de toda a cadeia de valor.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.